top of page

Pode vir frente fria: sopa com sabor de avó!

O mês de julho se despediu ensolarado e seco, mas o serviço meteorológico anuncia para os primeiros dias de agosto a chegada de uma nova frente fria, que a esta altura já aportou e iniciou sua jornada no hemisfério sul do país. Segundo informações técnicas, esta virá com menor intensidade de frio em relação às anteriores, mas, mesmo assim, trará a tão aguardada chuva e nos conduzirá a um final de semana com ares bucólicos, daqueles bons de ficar no calor do lar, com a família reunida, e nestes momentos especiais e únicos, nada melhor do que uma comidinha gostosa para abrilhantar ainda mais este fundamental evento de confraternização.



Estes momentos de introspecção e interação muitas vezes nos conduzem a uma viagem no tempo, às boas lembranças de momentos já vivenciados juntos, e nada mais aconchegante do que lembrar da presença fundamental dos avós na vida de todos nós, figuras quase míticas nas infâncias das nossas vidas.

Para embalar os leitores nestas doces lembranças neste final de semana que promete ser frio, a coluna sugere o preparo de um sopão que leva vários ingredientes saudáveis e resulta num prato completo e substancioso, preparado dentro de um universo culinário, a moda mais antiga, com sabor de casa de avós, no vaivém dos primos brincando em torno das rodas de conversa dos adultos.

Se pudesse sugerir algo especial para a perfeita execução desta receita, sugeriria um fogão a lenha e, no melhor dos mundos, os legumes colhidos na horta de casa, pois assim esta sopa era preparada na casa dos meus avós.

Bom apetite!


Ingredientes

300g de Osso

3 Colheres sopa de azeite, ou óleo

1 Cebola picada

3 Dentes de alho picados

2 Tomates picados

1 Batata doce picada

150g de Vagem picada

2 Batatas em cubos

1 Cenoura grande em rodelas

1 Chuchu em cubos

1 Xícara de ervilha fresca

1 Xícara (chá) de arroz branco cru

2 Ovos batidos

1 Xícara de cheiro verde

1 Colher sopa de gengibre ralado, ou 1 de sobremesa do em pó.

2 ½ Litros de água filtrada

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Queijo parmesão ralado para polvilhar


PREPARO:

Aqueça o azeite, ou o óleo em uma panela de pressão, em fogo alto, e refogue os ossos, até dourarem. Junte a cebola, o alho, o tomate e refogue por 4 minutos. Adicione então a água, misture bem, tampe e cozinhe, em fogo médio, por 20 minutos, após iniciada a pressão.

Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Volte ao fogo médio até levantar fervura e acrescente: a vagem, as batatas, a cenoura, o chuchu, a ervilha e cozinhe por 3 minutos. Junte o arroz, tempere com sal, pimenta e cozinhe até o arroz e os legumes amaciarem, tomando o cuidado de não deixar os mesmos amolecerem muito, para não perder a crocância.

Desligue, acrescente os ovos batidos e o cheiro verde, misture bem e estará pronta para servir. Sirva num prato fundo e polvilhe com o queijo parmesão a gosto!

RENDIMENTO: 8 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Pães, torradas, frios, manteiga...

Para beber: vinho tinto!

DICA: Sempre utilizo o arroz integral no preparo das sopas, caso queira fazer também esta opção, já coloque junto na pressão, pois este cereal necessita de mais tempo de cozimento.

Se preferir usar outro corte de carne, fica a gosto, mas no tempo de nossas avós, o osso e seus tutanos eram muito usados no preparo de sopa.

NOTA: o uso do gengibre ralado na sopa vai reduzir a quantidade de sal a ser colocada e vai facilitar a digestão!

7 visualizações0 comentário
bottom of page