top of page

Policial Militar de Holambra dá dicas de segurança para grandes eventos

2º Sargento PM Souza, esclarece questões dos moradores sobre segurança da cidade




Enquanto a maioria de nós pode dormir tranquilo na segurança de nossos lares em Holambra, eles passam noites planejando ações para nos deixarem mais seguros. Policias Militares têm muito mais trabalho quando se trata de cidades turísticas como a nossa, que em quase todos os meses promovem eventos, atraindo visitantes do Brasil e do mundo.

"Dois meses antes da Expoflora, por exemplo, já estávamos nos preparando efetivamente", afirma o 2º Sargento PM Souza, responsável pelo patrulhamento em Holambra. "Aqui, desde o começo do ano temos pronto um planejamento com esquemas de segurança para proteger os moradores ", complementa.

Dentre as mudanças que a PM faz para alcançar a segurança efetiva no distrito está o deslocamento de polícias de outras delegacias. " Recebemos recursos de Cosmópolis, Artur Nogueira, Campinas, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Jaguariúna, ou seja, quase todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas", explica o sargento. Veículos também são trazidos para Holambra, como viatura de força tática, base móvel que fica dentro do evento, e motos para patrulha e vigilância externa. "O número de PM's depende da estimativa de visitantes que temos no dia. Entretanto, é importante frisar que, além da segurança interna, nossa preocupação é com a tranquilidade dos moradores que já vivem na cidade", acentua.


Delitos mais recorrentes

Quando questionado sobre os perigos do aumento de crimes na época de grandes eventos, o Sargento PM Souza é enfático: "Em Holambra, crimes graves são quase nulos, devido a todo esse suporte que damos à população". Ele explica que o maior número de ocorrência que eles recebem é relacionado com a perda de celulares, e isso acontece, na maior parte do tempo, por descuido ou esquecimento dos proprietários.

Há uma preocupação da Polícia Militar também com a saúde dos moradores e visitantes na cidade. Souza ressalta a importância de carregar sempre uma garrafa de água, bem como passar protetor solar a cada duas horas, usar boné e procurar áreas com sombra e bancos para descansar. "Muitos se esquecem de cuidar de si mesmos e acabam passando mal, principalmente idosos e crianças", afirma. Para ele, a segurança não se trata de apenas evitar a violência, mas também de garantir a tranquilidade e a qualidade do passeio e da vida de quem transita aqui.


Cartilha de prevenção

Prevenir é melhor do que remediar e a Polícia Militar de Holambra segue a risca esse ditado. Centenas de cartilhas são distribuídas diariamente nos pontos de patrulha, criadas especialmente para dar dicas de segurança aos visitantes. "Elas são em inglês e português, e apresentam os números de emergência em que o morador de Holambra e visitante podem ligar caso aconteça algum problema", explica o Sargento Souza. "Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas da população, bem como bater um papo sobre o trabalho que desenvolvemos aqui", finaliza.

Confira as fotos da cartilha de segurança:






91 visualizações0 comentário
bottom of page