• Da redação

Eleitores vão às urnas neste domingo

Em Holambra são 11.751 eleitores , 4 locais de votação e 30 seções eleitorais

Neste domingo, dia 15 de novembro, três candidatos ao Executivo disputam a preferência do eleitorado holambrense, enquanto 82 nomes concorrem e disputam às 9 vagas ao Legislativo.

Este ano são 11.751 eleitores aptos a votar na cidade. Holambra conta com 30 seções eleitorais divididas em 4 escolas: E.E. Ibrantina Cardona (9 seções), E.M.E.B. Jardim das Primaveras (11 seções), E.M.E.B. Parque dos Ipês (7 seções) e E.M.E.B. Jardim Flamboyant (3 seções). Durante o dia da votação, devido a pandemia, todos os protocolos recomendados pela OMS serão adotados.


A Chefe do Cartório Eleitoral, Rogeria Beatriz Loura informou que neste ano ainda não haverá votação por biometria e que o eleitor deve levar o título e um documento com foto, ou ainda baixar seu documento através do aplicativo e -Título e o mesmo pode ser usado como documento oficial para votar. Para atender os eleitores , trabalharão no dia da eleição 120 mesários, 11 pessoas que formam a equipe de apoio ao eleitor, diretores e funcionários das escolas, motoristas, servidores da Justiça Eleitoral, e Polícia Militar, que é a responsável pela segurança nacional, em dias de votação. As eleições acontecem das 7 às 17 h, sendo que das 7 às 10h serão atendidos preferencialmente os idosos. Aqueles que estiverem nas filas no horário de encerramento, receberão uma senha e poderão votar. Para agilizar a votação os eleitores podem levar uma “cola” com o número dos candidatos. Sobre propaganda, o eleitor pode manifestar sua preferência, desde que seja em silêncio e individualmente.


Justificativa

Este ano, diferentemente dos anos anteriores, não haverá formulário para preenchimento nos locais de votação, a orientação segundo Rogéria é para que os eleitores que forem justificar seu voto, deverão baixar o e-Título e fazer o procedimento através do aplicativo. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Quem não votar nem justificar, por um problema de saúde ou viagem, terá 60 dias para fazê-lo através do site do TSE (Justifica), juntando o atestado médico ou comprovante de ausência. Já quem não votar ou justificar, mas não contar com atestado ou comprovante, precisará pagar uma multa, no valor de R$ 3,51, para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.


Apuração

No final da votação, as urnas são lacradas e escoltadas pela Polícia Militar até o cartório eleitoral de Mogi Mirim. Ao lacrar e retirar a “memória” das urnas eletrônicas, são emitidos os Boletins de Urna e uma cópia é fixada em cada seção. Assim, o eleitor holambrense poderá saber, extra oficialmente, o resultado da eleição antes mesmo das urnas eletrônicas chegarem a Mogi Mirim, mas Rogéria reforçou que cabe ao TSE validar o resultado das urnas eletrônicas.


Aplicativo e-Título


O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor, cadastradas na Justiça Eleitoral.


Esse aplicativo apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. O eleitor poderá também consultar o local e a seção em que vai votar.

E é através desse aplicativo que serão feitas as justificativas e não mais por formulários.

Locais de votação na cidade Holambra

E.E. Ibrantina Cardona - Rua Jorge Latour, 99 - Centro

SEÇÕES: 158, 159, 160, 161, 162, 163, 165, 166, 170

E.M.E.B. Jardim das Primaveras - Rua Leandro Gonçalves, 136 - Centro

SEÇÕES: 187, 192, 200, 213, 222, 227, 236, 249, 252, 418, 441

E.M.E.B. Parque dos Ipês - Rua Jorge Latour, s/n - Centro

SEÇÕES: 264, 276, 297, 310, 332, 351, 361

E.M.E.B. Jardim Flamboyant - Rua Jorge Latour, 964 – Centro

SEÇÕES: 430, 436, 448


Confira ainda:

Os eleitores que votam nas seções179 (Ibrantina),380 (Ipês),466, 480 (Primaveras) e488 (Flamboyant)foram remanejados para outras salas na mesma es

58 visualizações