top of page

“Prefeito Educador” da UniFAJ premia municípios da RMC e Sul de Minas


O Programa Prefeito Educador, parceria inédita desenvolvida pela UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) com prefeituras da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e do Sul de Minas Gerais, faz a entrega do Prêmio pela participação aos respectivos prefeitos que representam os municípios envolvidos: Artur Nogueira, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Lindóia, Holambra, Cosmópolis, Conchal, Jaguariúna, Estiva Gerbi, Pedreira, Amparo e Santo Antônio de Posse.  A cerimônia acontece no dia 8 de maio (quarta-feira) a partir das 9h30, no Anfiteatro Karam Mansur, no campus II da FAJ, localizado à Rodovia Doutor Adhemar Pereira de Barros – SP-340, km 127 – no bairro Tanquinho Velho, em Jaguariúna.

Com foco em inovação acadêmica, o Programa Prefeito Educador tem sido uma via importante para garantir formação continuada a professores. Lançado em maio de 2017 pela UniFAJ, tem objetivo de proporcionar condições para ampliar os conhecimentos dos professores da rede pública municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior para que possam, ainda na educação básica, olharem de forma personalizada para seus alunos e contribuírem com uma aprendizagem mais significativa. Por meio de parceria com as prefeituras, o programa disponibiliza o curso de especialização Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior e diversos cursos de extensão sobre inovação acadêmica.

“Propusemos a parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com a oferta de bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, ofertando o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, destaca o reitor do Centro Universitário de Jaguariúna, professor Dr. Ricardo Tannus.



Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta (que acontece em outubro). A UniFAJ ainda disponibiliza bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência. A IES taz também a premiação aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título “Prefeito Educador”.

Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.



PARTICIPANTES

Artur Nogueira:

Prefeito: Ivan Vicensotti

Monte Alegre do Sul

Prefeito: Edson Rodrigo de Oliveira Cunha

Monte Sião

Prefeito: José Pocai Junior

Lindóia

Prefeito: Luis Carlos Scarpioni Zambolin

Holambra

Prefeito: Dr. Fernando Fiori de Godoy

Cosmópolis

Prefeito: José Pivatto

Conchal:

Prefeito: Luiz Vanderlei Magnusson

Jaguariúna

Prefeito: Márcio Gustavo Bernardes Reis

Estiva Gerbi

Prefeita: Claudia Botelho de Oliveira Diegues

Pedreira

Prefeito: Hamilton Bernardes Junior

Amparo

Prefeito: Luiz Oscar Vitale Jacob

Santo Antônio de Posse

Prefeito: Norberto de Olivério Junior

28 visualizações0 comentário
bottom of page