A Prefeitura de Holambra ampliou o horário de funcionamento nos PSFs para atender moradores com sintomas leves de Dengue. As unidades do Imigrantes e do Santa Margarida passaram a funcionar entre 17h e 19h, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h, para receber exclusivamente estes pacientes.
Em caso de sintomas graves a recomendação é procurar imediatamente a Policlínica Municipal. Todos os postos, durante o horário regular de funcionamento, seguem atendendo simultaneamente agendamentos de rotina e da doença.
“Essa medida é um passo importante para garantir que todos tenham acesso mais rápido e eficiente aos cuidados necessários”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Vale ressaltar que durante o horário normal de funcionamento das unidades, o morador deve procurar o PSF mais próximo de casa, que atenderá agendamentos de rotina e também casos de dengue, simultaneamente. O que ocorre agora é uma ampliação no horário, para atender apenas casos de dengue entre 17h e 19h e aos sábados e domingos”.
Ainda segundo ele, a ação será realizada até que haja uma redução dos casos de dengue do município. A cidade contabiliza este ano 127 casos da doença.
Sintomas leves (Atendimento no PSF):
- Febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dores no corpo e articulações
- Fraqueza
- Coceira na pele
Sintomas graves (Atendimento na Policlínica Municipal):
- Dor abdominal intensa
- Vômito persistente
- Respiração acelerada
- Sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias
- Agitação ou confusão mental
- Convulsões
Comments