top of page

Prefeitura amplia horário de PSFs para atender moradores com sintomas de Dengue



A Prefeitura de Holambra ampliou o horário de funcionamento nos PSFs para atender moradores com sintomas leves de Dengue. As unidades do Imigrantes e do Santa Margarida passaram a funcionar entre 17h e 19h, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h, para receber exclusivamente estes pacientes.


Em caso de sintomas graves a recomendação é procurar imediatamente a Policlínica Municipal. Todos os postos, durante o horário regular de funcionamento, seguem atendendo simultaneamente agendamentos de rotina e da doença.


“Essa medida é um passo importante para garantir que todos tenham acesso mais rápido e eficiente aos cuidados necessários”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Vale ressaltar que durante o horário normal de funcionamento das unidades, o morador deve procurar o PSF mais próximo de casa, que atenderá agendamentos de rotina e também casos de dengue, simultaneamente. O que ocorre agora é uma ampliação no horário, para atender apenas casos de dengue entre 17h e 19h e aos sábados e domingos”.


Ainda segundo ele, a ação será realizada até que haja uma redução dos casos de dengue do município. A cidade contabiliza este ano 127 casos da doença.


Sintomas leves (Atendimento no PSF):

- Febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias

- Dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos

- Dores no corpo e articulações

- Fraqueza

- Coceira na pele


Sintomas graves (Atendimento na Policlínica Municipal):

- Dor abdominal intensa

- Vômito persistente

- Respiração acelerada

- Sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias

- Agitação ou confusão mental

- Convulsões

27 visualizações0 comentário
bottom of page