top of page

Presentes para além das compras: mulheres compartilham desejos para o Dia das Mães





Ganhar presente é muito bom, não tem como negar. E o Dia das Mães é uma data importante para celebrar e presentear aquelas que amamos. Comemorada no Brasil desde 1918, a ocasião tem um significado que vai além das homenagens. É também um momento muito aguardado por diferentes setores da economia pelo aumento expressivo nas relações de compra e venda. Bens materiais à parte, o que realmente querem as mães neste dia especial?


A balconista Ana Francine dos Santos gostaria de ser presenteada com mais tempo para passar com seus dois filhos. Ela tem uma vida corrida de trabalho, pensada para não deixar faltar nada a eles. Levanta cedo todos os dias, prepara os dois para a escola durante a semana e, aos finais de semana, às vezes, sai de casa antes dos pequenos acordarem. Ana diz que o prazer em ser mãe está nas pequenas coisas que seus filhos fazem, como dizerem que a amam inesperadamente. e que quando ela vai trabalhar o cheiro dela fica com eles.


Ana é mãe solo e lamenta não poder acompanhar todos os passos dos filhos por conta da rotina. Para ela ser mãe é uma provação diária, que exige muito amor e paciência. Ela teve dificuldades na amamentação dos filhos, mas com sua fé e persistência atravessou esse desafio. “Saber que aquela pessoinha dependia de mim e que o meu esforço ia fazer bem para ela aumentou ainda mais o amor que eu sentia”, comentou.


“Ser mãe é não ter tempo para nada, mas ter tempo para tudo”. Palavras da recepcionista Adriana Toledo. Ela conta que chega em casa do trabalho exausta, mas ouvir sua filha chamando para brincar renova suas energias. Na criação do seu primeiro filho, ela diz que passou por quase tudo sozinha, o que não foi fácil. Apesar disso, se orgulha de quem ele se tornou e não faria nada diferente. Para ela, o melhor presente seria ganhar o poder de protegê-los por toda a vida, vê-los crescer e conquistar seus caminhos.


Estela Ernesto é professora e mãe de uma menina de 2 anos. De ensino ela entende, então afirma que ser mãe é um aprendizado contínuo e não um dom, como muitas pessoas pensam. Ela teve sua filha quando ainda estava terminando a faculdade e, sem o apoio de sua família, principalmente da mãe, não teria conseguido conciliar os estudos e os cuidados com um bebê.


“Toda mãe, desde o início da gravidez, passa por julgamentos desnecessários e isso é algo que nos incomoda”, afirma Estela. “Então gostaria de ser presenteada com mais respeito”, completa. Ela enfatiza que cada mãe carrega uma trajetória diferente e uma história única, por isso merecem reconhecimento e empatia.


“Ser mãe é companheirismo e saber que nunca mais você estará só”. É o que pensa a auxiliar de odontologia Agnes Lima. Ela teve sua filha quando era muito jovem e conta que, no início, foi um susto ao descobrir a gravidez. Mas hoje, com mais maturidade, enxerga a maternidade como um privilégio. “Eu gostaria de ser presenteada com muita saúde e um milagre para a minha filha”, diz Agnes.


A aposentada Aurora do Nascimento é mãe de cinco filhos e avó de seis netos. Para ela, ser mãe é alegria e ternura. Condição em que os momentos difíceis são incontroláveis, mas a felicidade é redobrada. A maior satisfação da sua vida é ter toda a sua família reunida em casa e esse, segundo ela, é o maior presente que gostaria de ganhar não só nesse, mas em todos os próximos Dias das Mães. “Um abraço cheio de carinho é o maior presente que podemos receber”, diz Aurora. Ela sente o amor nas pequenas ações, como quando seus netos pedem para ela preparar as comidas preferidas deles e ela as faz com o maior prazer.


“A maternidade é a descoberta de algo novo. É se inventar e reinventar. É descobrir uma força que a gente nem sabia que tinha”, afirma a funcionária pública, Lais Fernanda Codignole, que acredita que ser mãe é uma forma de empoderamento. “Saber que você tem o poder de gerar uma vida é um sentimento muito grande e inexplicável”, disse.


A decisão de ser mãe foi cercada de medos e inseguranças, segundo Laís. A mistura de sentimentos foi e continua sendo muito grande. “Acredito que o maior desafio é vencer o medo, principalmente de ver eles crescerem, porque a gente sabe que só pode protegê-los até um certo ponto”, explica. Para Laís o melhor presente é poder passar o primeiro Dia das Mães com a sua filha no colo e vê-la sorrir. “Porque quando ela sorri, nada mais importa”, conclui.


De mãe pra mãe


Ana: “Eu desejo que elas sejam recompensadas por todo o amor que elas dão aos filhos porque a gente sabe que não é em vão. Que elas façam com que os momentos com os seus filhos sejam únicos e especiais porque é isso que importa para eles, então faça valer cada momento e crie recordações”.

Adriana: “Que todas as mães tenham os filhos sempre ao seu lado, vendo-os crescer, amar, conquistar seus sonhos e que jamais tenham que os ver partir”.

Estela: “Gostaria de desejar a todas as mães uma trajetória abençoada, cheia de bons momentos e alegria. Sempre teremos fases desafiadoras, mas com certeza venceremos”.

Agnes: “Se eu pudesse presentear todas as mães seria mostrando a elas o quanto são fortes, maravilhosas e capazes de tudo”.

Aurora: “Eu desejo muita felicidade e paz para a família delas. Também desejo que elas recebam muito amor e carinho, porque presente a gente sabe que acaba, mas o amor não”.

Lais: “É muito difícil falar, porque cada mãe vive uma realidade, mas no geral eu desejo muita paciência para enfrentar os desafios, muito amor para dar aos filhos e uma vida cheia de saúde tanto para elas quanto para eles.

Por Gabriela Magalhães




10 visualizações0 comentário
bottom of page