top of page

Primeira bicicleta de plástico é brasileira

Histórias da Dona Ilda



Vocês já pensaram em produzir uma armação de bicicleta com plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira?

Em São Paulo existe uma fila de espera para comprar uma bike de quadro reciclado, fabricada por lá.

Essa bicicleta tem muito mais vantagem porque é mais barata, flexível e resistente; o plástico não enferruja, amortece naturalmente e sua fabricação transforma resíduos em um novo e poderoso produto.

Juan Muzzi é o nome de um artista plástico radicado no Brasil que, em 1998, começou uma pesquisa de materiais PET e Nylon como fonte de matéria prima em São Paulo. A produção foi concluída em 2008. Mas, para a comercialização foi necessário um ano de teste para o produto garantir o selo do Inmetro de qualidade e patenteada na Holanda em 2012.

Com muito orgulho, o inventor afirmou: “Tenho a patente da primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo”. Os materiais plásticos são cortados em pedaços bem pequenos. Depois são triturados até virarem grãos. Os grãos recebem aditivos químicos e ganham mais resistência. Um deles protege o plástico contra a ação do sol. A mistura é depositada numa máquina injetora que a colocará num molde. A injeção, que leva no máximo quatro minutos, segue para o resfriamento. Após 5 horas, o quadro está pronto para virar bicicleta.

O inventor Muzzi declara que atualmente tem a capacidade de reciclar 15.840.600 quilos de materiais plásticos, que se transformam em 132.000 quadros de bicicletas. Diz ainda que com isso economizam 980.732 kg de petróleo e deixam de despejar no meio ambiente 5.738.227 de kg de material incinerado.

Muzzi conta com o trabalho de algumas ONGS para recolherem sucata e vendem para uma empresa que granula o material. Os grãos são vendidos para a Imaplast, empresa de moldes que o inventor dirige. Também, só de PET, usa 200 garrafas.

As encomenda podem ser feitas pelo site Muzzicycles http..//www.muzziCycles.com.br

Eles possuem diferentes modelos que custam a partir de R$ 680,00. O sucesso é tão grande que já existem em 12 países do mundo e 90% da matéria prima é produzida no Brasil. Notícias como essa nos enchem de orgulho, pois, nosso país foi escolhido pelo inventor para pesquisar e desenvolver aqui tão importante e valiosa descoberta!

30 visualizações0 comentário
bottom of page