top of page

Profissões do futuro que merecem a sua atenção

Estrutura rígida das empresas está ficando para trás, abrindo espaço para autonomia e inovação


Há 10 anos, se alguém dissesse que seria possível ganhar dinheiro produzindo conteúdo para a internet sobre games ou maquiagem, provavelmente ninguém acreditaria! Hoje, o youtuber, o blogueiro e o influenciador digital se tornaram profissões em ascensão, principalmente para os mais jovens. Essas novas carreiras surgiram nos últimos anos, dentro da transformação digital em um mundo cada vez mais conectado. Mais do que uma simples ocupação profissional, os jovens de hoje desejam melhorar o meio em que vivem. Para realizar esse sonho, eles usam a criatividade para construir suas próprias oportunidades.

Se você também tem essa vontade, mas não sabe por onde começar, listamos aqui cinco profissões do futuro que merecem a sua atenção. A lista foi montada pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e faz parte do e-book intitulado “No Rumo Certo!”, criado com o objetivo de inspirar e orientar os jovens na busca de sucesso profissional. Confira!



Videomaker Você sabia que o público dominante na internet prefere a comunicação visual do que os textões? Para entrar na mente dessa galera, as marcas estão apostando nos vídeos atrativos. Em busca do melhor resultado, elas procuram o videomaker – o completo especialista com domínio em captação, edição e construção de vídeos e virais.

Esse profissional participa de todo processo de criação: roteiro, captação, edição, áudio e até mesmo a criação de um canal no YouTube. Estar antenado às tendências digitais, conhecer o melhor equipamento e estar ligado nos assuntos (e memes!) do momento é pré-requisito para quem quer ser um videomaker de sucesso.

Um exemplo que comprova a força desse profissional é o próprio YouTube, que só no Brasil tem mais de 98 milhões de pessoas conectadas. Ou seja, vídeo para produzir e público-alvo para atingir nunca vão faltar!


Beleza e bem-estar

Quando o assunto é beleza, não falamos apenas dos blogueiros e blogueiras! As consumidoras “comuns” fazem parte ativamente do mundo da beleza e bem-estar. Para se ter uma ideia, em 2017, elas gastaram aproximadamente R$ 206 bilhões com serviços e cosméticos.

Mesmo com a crise econômica e o desemprego, as mulheres não deixam os salões de beleza e os procedimentos estéticos de lado. Mas calma lá! Mais do que nunca, elas buscam por profissionais de beleza capacitados, que dominem os conhecimentos de beleza corporal e facial.

Nessa área, para encantar a clientela, a tecnologia é uma aliada. As pessoas buscam por novidades! Um exemplo: o Home Beauty, função que abre a possibilidade de atender em domicílio! Então, fique de olho nos novos tratamentos e técnicas e, claro, estude para ser uma referência no assunto.


Criação de aplicativos

Em terra de smartphone, quem cria aplicativo é rei! A maior parte dos acessos na internet é feito diretamente de dispositivos móveis – e a tendência é só aumentar. A oportunidade para quem é da área está em todo o lugar.

Bancos, clínicas, escolas e empresas, de praticamente qualquer ramo, querem um aplicativo para chamar de seu. Quanto mais linguagens de programação o desenvolvedor de apps souber, maior será o leque de clientes.

Essa carreira evoluiu junto com os próprios aplicativos. O Uber e o iFood são exemplos do incrível trabalho que esse profissional pode fazer. Para o sucesso não existem atalhos: são horas dedicadas aos estudos e as atividades práticas.


Criador de games

Uma paixão que foi passada de geração em geração! Começou nos consoles e hoje está nos celulares. Você sabia que o universo dos jogos eletrônicos é um dos que mais crescem no mundo, principalmente no Brasil? Essa área, um mix de tecnologia e entretenimento, busca por profissionais completos, presentes da criação até a divulgação dos games.

Para se dar bem na profissão, é preciso ser mais do que um bom jogador. Estar informado sobre as tecnologias e tendências do mercado permite ir além: gerar soluções para empresas e até mesmo para a educação, por meio de jogos educativos e organizacionais.


Cuidador

Um fato: nada substitui a companhia e a interação humana! Principalmente na infância e na terceira idade, o atendimento de pessoas requer atenção especial. Além das competências técnicas, quem se aventura nessa profissão tão importante também deve desenvolver o lado comportamental.

Para garantir qualidade e bem-estar em ambas etapas da vida, os profissionais da área estão aperfeiçoando as técnicas de cuidados. Em ambientes familiares ou instituições particulares, a rotina do cuidador exige conhecimentos que vão de exercícios específicos, noções de enfermagem a oficinas recreativas. De preferência, tudo feito com empatia e amor.

28 visualizações0 comentário
bottom of page