top of page

PSF Santa Margarida funciona até mais tarde na segunda-feira

Medida foi adotada pela prefeitura desde o ano passado para atender necessidades dos moradores


Muitos moradores não sabem, mas além da Policlínica (que está aberta 24h) alguns dos postos de saúde da cidade funcionam até as 21h em alguns dias da semana para atender a necessidade daqueles que trabalham e não têm tempo para cuidar da saúde.



É o caso das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santa Margarida, no Jardim das Tulipas, e Palmeiras, que oferecem atendimento em horário diferenciado. De acordo com o Diretor do Departamento Municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, o objetivo desse projeto é facilitar o acesso a atendimento para pacientes que trabalham e não podem se deslocar em horário comercial. “É importante lembrar que as consultas devem ser agendadas nos respectivos postos de saúde com antecedência, pessoalmente e com a apresentação do Cartão Cidadão ativo”, disse.

Maria de Souza Soares é auxiliar de produção e moradora do bairro Ipês. De acordo com ela foi uma "mão na roda", quando descobriu esses novos horários. "Minha mãe é idosa e se consulta aqui de dia. Foi ela que me avisou. Agora posso cuidar da minha saúde sem perder o dia de trabalho", explica.

O senhor Luiz Miranda Souza, auxiliar de laboratório e também morador do bairro Ipê, foi pela primeira vez fazer uma consulta no mês de fevereiro. Para ele a flexibilidade do atendimento significa menos estresse e trabalho no dia a dia. "Trabalho o dia inteiro e não tenho tempo pra resolver algumas coisas, como a saúde. Acho muita vantagem esse horário, assim, não preciso abrir mão do meu corpo", comenta.

Luis Pires, atendente da UBS Santa Margarida, afirma que a procura nos horários alternativos é grande. "Trabalhamos por meio de agendamento, e muitas pessoas nos procuram, principalmente as pessoas mais jovens", conta. Além das consultas, o posto de saúde também comanda dois grupos de antitabagismo, com um trabalho de aconselhamento semanal às segundas -feiras.

Além da PSF Santa Margarida, a PDF Palmeiras também atende até às 21h em uma quinta-feira por mês.


PSF Santa Margarida Todas as segundas-feiras até às 21h Atendimento com dois médicos clínicos generalistas Grupo de Tabagismo


PSF Palmeiras Uma quinta-feira por mês até as 21h Atendimento com um médico clínico generalista Atendimento com dentista

79 visualizações0 comentário
bottom of page