• Da redação

Qual o melhor candidato para minha cidade?





É tempo de eleições em Holambra. Escolher aqueles que irão administrar a nossa cidade e também os que representarão a população na Câmara de Vereadores deve ser um ato consciente e democrático.


Mas, isto não é uma tarefa fácil com tanta gente que corre atrás de um mandato e sobre muitos deles conhece-se pouco, o que pode dificultar a escolha do eleitor.

Cabe primeiro pensar que a escolha de um candidato a prefeito deve se basear na sua capacidade administrativa e política uma vez que ele deva executar o plano de governo que apresenta à cidade.


Para o vereador, que faz parte do legislativo, precisa-se estar atento a respeito de como eles ouvirão a população e transformarão suas demandas em projetos de lei para a execução da prefeitura. Ah, e nunca se deve esquecer de que são os vereadores que têm a função de supervisionar e fiscalizar o trabalho do executivo, na implementação de seu projeto administrativo.


Então seguem aqui, algumas orientações, como as apontadas por Izabela de Souza, da UFSC, na sua colaboração para o site https://www.politize.com.br/

1) PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL DO CANDIDATO


A primeira coisa a se fazer é obter o maior número de informações sobre o seu possível candidato. Para isso, um bom começo é fazer uma busca por ele no Google e ver quais as informações disponíveis. Talvez haja uma biografia, matérias de jornais, projetos já realizados, assim como as polêmicas, caso ele esteja envolvido em alguma.

Procure se informar sobre o histórico pessoal e profissional do candidato, sua postura ética e a forma como ele se relaciona com a sociedade. Este é um caminho que vai ajudar a descobrir se o discurso feito por ele realmente condiz com a atuação dele em outros momentos da vida, fora do período eleitoral.

Observe também a situação do candidato perante a justiça. Pela internet é possível identificar se há algum processo criminal contra ele. É importante que ele não tenha um histórico de mau uso do dinheiro público ou outras práticas ilegais.

Mas não se esqueça de, ao longo da pesquisa, escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral – como o site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE – ou páginas de meios de comunicação mais conhecidos.


No site http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/ você pode conhecer todos os candidatos de Holambra e sua situação junto à justiça eleitoral. Com base neste mesmo site, para auxiliar na pesquisa com os nomes verdadeiros dos candidatos, criamos um quadro que vai ao final deste trabalho.

Mas, é bom também lembrar que é provável que, durante as eleições, apareçam várias notícias falsas, especialmente as veiculadas pelas mídias sociais. Então, antes de compartilhar uma notícia , pelo whatsapp, por exemplo, verifique se ela é verdadeira.

Muitos candidatos usam seus apelidos ou a forma como são conhecidos na cidade. Aí, quando se pesquisa nos sites oficiais pelo nome a ser utilizado na urna, não se encontrada nada. Saber qual o nome correto de cada um é importante para esta pesquisa.


2) PESQUISE O HISTÓRICO POLÍTICO

Em muitos casos, o candidato nestas eleições ocupa ou já ocupou alguma função parlamentar. Este é um segundo ponto importante, já que, para saber se o seu candidato irá desenvolver bem esse trabalho, nada melhor do que descobrir como ele desempenhou a função anteriormente, seja no executivo ou no legislativo.

Caso o candidato tenha ocupado o cargo de vereador, deve-se verificar se ele foi um parlamentar presente ou se foi ausente, faltando a muitas sessões. Veja também que projetos ele apresentou, como ele votou em outros projetos, especialmente aqueles mais polêmicos, e se você concorda ou não com os posicionamentos tomados por ele.

Os eleitores podem acompanhar estas informações no http://www.camaraholambra.sp.gov.br/Vereador. E, caso não encontre as informações que está buscando, você pode entrar em contato com a Câmara de seu município para solicitá-las.

Se o candidato exerceu um cargo no poder executivo – como o prefeito ou vice prefeito, é bom analisar quais investimentos ele realizou, se foram bem executados, como foi usado o dinheiro público em sua gestão e como as pesquisas de opinião o avaliaram (se com alto ou baixo índice de aprovação). Estas informações também são fornecidas nos portais de transparência, da prefeituras e dos governos estaduais. No caso de Holambra pode-se acessar o portal de transparência da prefeitura: https://www.holambra.sp.gov.br

Se o candidato está concorrendo a um primeiro mandato parlamentar, veja quais temas ele trata em sua vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para quais organizações? Se é um comerciante, como trata seus clientes, fornecedores e empregados. Se é produtor, a forma como ele conduz seus negócios é um bom indicador de como ele desempenhará o cargo ao qual está concorrendo.


3) BUSQUE AFINIDADE DE PENSAMENTO

Outro fator importante é que os candidatos possuam valores parecidos com os de seus possíveis eleitores e compartilhem do seu ponto de vista ideológico. Lembre-se de que eles serão os representantes do eleitor. Portanto, é importante que defendam o caminho que o eleitor acredita ser o melhor para a coletividade no seu município, estado ou país. Por isso, antes de votar, reflita sobre o que se gostaria de ver ser colocado em prática. O eleitor pode conferir quais a funções dos vereadores e do prefeito, na edição de 30/10/2020 no site www.jcholambra.com.br ou se desejar pode receber a edição pelo wathsapp 19 98835 2244, bastar mandar uma mensagem: desejo receber o JC.


4) CONHEÇA AS PROPOSTAS

Depois de se conferir o histórico do candidato a prefeito, chegou a hora de analisar suas promessas de campanha. As propostas devem ser possíveis de realização, bem elaboradas e é importante que deixem claro quais mecanismos serão usados para colocá-las em prática e de onde virá a verba para sua execução. Normalmente, os candidatos disponibilizam suas ideias em suas redes sociais, sites, discursos e planos de governo.

Não deixe se enganar por falsas promessas, por “agrados” e especialmente pela compra de seu voto ou por ideias mirabolantes. Os próximos anos serão anos difíceis financeiramente para os municípios brasileiros em face da crise econômica do país.

Nas páginas dos candidatos na internet, ou na sede dos comitês de campanha, devese encontrar o plano de governo de cada candidato a prefeito. Se não houver um plano claro de trabalho para você cobrar depois, o eleitor deve desconfiar. Há ou haverá algo errado.

5) ENTENDA AS ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO

Para saber identificar se as promessas do seu candidato são válidas, é preciso que você conheça quais as funções do cargo que ele está disputando. Por exemplo, é necessário entender que um candidato a vereador, caso eleito, terá a função de legislar e fiscalizar o trabalho do prefeito. Se o seu candidato está prometendo realizar obras ou ampliar as vagas em creches, distribuir cestas básicas, etc, saiba que estas promessas não são válidas, pois essas são atribuições do prefeito. Além disso, as promessas devem ser possíveis de serem cumpridas no período de mandato, que é de quatro anos.


Promessas que não são realizáveis podem significar duas coisas: ou o candidato não tem conhecimento do cargo que pretende ocupar, ou ele está agindo de má fé, fazendo promessas simplesmente porque ele sabe que dão mais votos. Ambos os casos são sinais de que o candidato não é o mais indicado para assumir uma função tão importante.


6) OBSERVE OS GASTOS DE CAMPANHA

Com a Reforma Eleitoral realizada em 2015, ficou determinado o fim das doações empresariais para as campanhas. Isto implica em uma drástica redução no financiamento das corridas eleitorais. Agora as campanhas dependem somente do Fundo Partidário, do Fundo Eleitoral e das doações de pessoas físicas, desde que dentro de um limite de gastos.

Com a redução das doações, as campanhas deverão ser muito menores do que costumavam ser até 2014. Por isso, o eleitor deve ficar atento. Sinais de que uma campanha está sendo muito cara pode indicar uso de dinheiro indevido, como nos casos de Caixa 2.


7) COBRE UM DIAGNÓSTICO DA CIDADE

Uma outra forma de avaliar o candidato é saber se ele tem um bom conhecimento acerca das necessidades do seu município, uma vez que as promessas devem ser baseadas naquilo que a cidade e os moradores precisam.


Deve-se observar quais problemas ele considera prioritários e se esses problemas convergem com aquilo que o eleitor percebe e com o que as enquetes elaboradas pelos institutos de pesquisa afirmam. Se o candidato faz um diagnóstico errado das necessidades da cidade, é sinal de que ele não está bem preparado para assumir o cargo. É preciso haver compatibilidade entre as necessidades da cidade e aquilo que o candidato propõe.

Quadro dos Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de Holambra.

Fonte: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/


Relação dos candidato em Holambra – SP

Candidatos a Prefeito

Nome de Urna

Nome Próprio

Cido Urso

Aparecido Lopes da Silva Lima

Fernando Capato

Fernando Henrique Capato

Zé Fermino

Jose Benedito de Souza

Candidatos a Vice Prefeito

Miguel Esperança

Miguel Renato Esperança

Rivaldo Mala

Rivaldo Gonçalves da Silva

Seu Pedro

Pedro Fernando de Góes

Candidatos a Vereadores

Ademir Tonon

Ademir Luis Tonon

Alessandro Mariano

Alessandro Roberto Mariano

Andreiona

Andrea Rodrigues

Aurélio Peçanha

Aurelio Pinheiro Peçanha

Bia da Mult

Beatris Eltink

Bigode

Wilson Barbosa

Candinha

Cândida Maria de Jesus

Carina Rodriguero

Vera Carina Rodriguero

Chiba

Janderson Adriano Ribeiro

Conceição da Policlínica

Conceição Aparecida da Silva Costa

Cowboy

Valdeci Domingos Camilo

Devanir Saturnino

Devanir Saturnino

Deyverson

Deyverson Fabio Faria

Diogo Barreto

Diogo da Cunha

Douglas Draga

Douglas Fernando Faco

Dra Salete

Salete Aparecida Camargo Crepaldi

Dri Lima

Adriana Ferreira Lima

Edison da Farmácia

Edison Itamar Picão

Eduardo Bento

Eduardo Bento

Edvaldo

Edvaldo José da Silva

Elcio dos Biro

Elcio Ferreira

Elenita do Povo

Elenita de Fátima Valias

Elpidio Chaves

Elpidio Chaves Junior

Erica Souza

Erica Roberta Escotom de Souza Frade Zabel

Fabiano Soares

Fabiano Soares Lima

Fila Boia

Cesar Ricardo Veloso

Genildo Silva

Genildo Silva de Farias

Geraldo Vasconcelos

Geraldo Alves de Vasconcelos

Grazis Roque

Graziele Aparecida Roque

Hermindo

Hermindo Felix

Irmão Robson

Robson de Oliveira Arguelho

Ivo Ridolfi

Ivo Ridolfi Carvalho

Jean da Água

Jean Carlos Rodrigues Da Silva

Jesus da Farmácia

Jesus Aparecido de Souza

Jô Da Farmácia

Joseane de Menezes Moreton Esperança

Johanna Bergamasco

Johanna Josephina Heefer Bruggen Bergamasco

Josiane Pereira

Josiane Pereira de Oliveira

Karina Coutinho

Karina da Silva Coutinho

Luan

Luan Júnior Gonçalves da Silva

Luciana da Vidraçaria

Luciana Bannwart Caldeira

Luzia Costa

Luzia Moreira Costa

Luziana Ferreira

Luziana Aparecida Ferreira

Maninho

Manoel Alves de Alcântara

Marcia Manicure

Márcia Magda Eliane de Lima Serafim

Marcinha

Marcia Cristina Queiroz

Margareti

Margareti Rose de Oliveira Groot de Goes

Max

Maxsuel Augusto Luiz

Melk Leiteirinho

Adimelque Moraes da Silva

Miltinho

Milton Cesar Marques

Naiara

Naiara Regitano Hendrikx

Nei

Claudinei José da Silva

Norberto Del Cet

Jose Norberto Del Cet

Oriovaldo Venturini

Oriovaldo Venturini

Pepê

Wellington Cesar Ferreira

Pernambuco

Eduardo da Silva

Prof Fátima Zeferino

Fátima Lidia Zeferino

Rafa Da Creche

Rafaela Cristina da Silva Souza

Reinaldo Morais

Reinaldo Morais

Rogerio Nunes

Rogerio Nunes da Silva

Rondineli Reis

Rondineli Kisu dos Reis

Sarona Da Educação

Sara Da Silva Vicente

Serjão

Mauro Sérgio de Oliveira

Silvinho

Silvio de Jesus

Sitta da Fanfarra

Mario Luiz Sitta

Solange Carvalho

Solange Maria de Carvalho

Solange Da Escolinha

Solange Aparecida Dias Antonio

Soraya Groot

Soraya Helena Modesto de Souza Groot

Sueli Do Artesanato

Sueli da Silva Martins

Tapioca

José Cesar Rodrigues Campos

Telma Lourenço Da Educação

Telma Lourenço da Silva Santos

Tia Fabi

Fabiana Olegário de Almeida

Tiãozinho

Sebastião Ribeiro dos Santos

Titara

Edson Fabiano Titara

Val Milhares

Rosivaldo de Campos Milhares

Vanderlei

Vanderlei Barboza Lima

Vando

Vanderlei Donizete Candido

Vera Lucia Pedroso

Vera Lucia Pedroso Gomes

Vinícius Almeida

Vinicius Maciel de Almeida Barbosa

Wellington Rodrigues

Wellington Rodrigues Batista da Silva

Yasmim

Yasmim Joana

Zé Cabelo

José Zan Da Silva

Zé Santo

José Santo De Campos

28 visualizações