top of page

Que venha o frio: macarrão com molho de linguiça da Cláudia

Coluna Simples e sofisticado

Na semana em que o outono brilhou com toda a intensidade de sua já decantada beleza: dias claros de luminosidade única e temperatura perfeita; caso se confirmem as previsões meteorológicas, teremos um desfecho com clima frio, dando uma letra do inverno que está ainda com suas barbas de molho.

Como estes dias de temperaturas mais amenas da estação vigente, já nos alvoroçam as papilas gustativas, para alimentos com maior sustância e que aquecem, a perspectiva de um final de semana com temperaturas baixas, aumenta esta vontade e com certeza atiça ainda mais a gula.

Para que os leitores esperem o frio de cabeça erguida e estômago aquecido, a coluna publica uma receita de família italiana, com o macarrão e a linguiça reunidos como protagonistas, num prato delicioso e consistente, para agregar e deliciar a família inteira.

A receita foi passada por minha querida amiga Cláudia, uma destas tantas novas moradoras de Holambra, que trocam a balbúrdia e a agitação da cidade grande, por uma vida mais tranquila e saudável e passam a viver por aqui.

Claudia chegou há pouco tempo, mas é daquelas pessoas especiais, que com sua simplicidade, espontaneidade e elegância conquistam a todos logo de cara e por isso já é admirada e querida por muitos (meu caso) como se tivesse vivido por aqui desde sempre.

Nascida em família italiana Claudia costuma preparar este prato nos seus encontros familiares festivos e são muitos os fãs desta iguaria, inclusive sua filha chef profissional, que exerce a profissão atualmente na Europa.


INGREDIENTES:

1 Kg de linguiça Toscana

2 Cebolas finamente picadas

8 Tomates sem casca e semente picados

1 Lata de tomate pelate e a mesma medida de água filtrada

1 Pacote de macarrão bucatini (com furo no meio), ou qualquer outro de sua preferência

5 Colheres sopa de azeite

½ Xícara de cheiro verde bem picado

150 grs. de queijo parmesão

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

3 Lts de água filtrada para cozinhar o macarrão


PREPARO:

Comece retirando toda a pele da linguiça e na sequência desfaça os grumos com a mão mesmo, deixando a carne bem solta.

Numa panela de fundo amplo, coloque o azeite, aqueça e acrescente a linguiça e a cebola. Refogue até dourar.

Junte então os tomates frescos, o pelate que deve ser batido no liquidificador com a água, dê uma boa misturada, espere levantar fervura e abaixe o fogo, para que o molho vá apurando lentamente e se impregnando de sabor.

Prove, acerte o tempero se necessário, sempre tomando precauções, pois as linguiças já contêm sal e deligue.

Acrescente o cheiro verde e misture.

Escorra o macarrão, que deve ser cozido al dente, coloque em uma travessa grande, distribua o molho por cima, espalhe o parmesão, ou leve este à mesa, para que cada um acrescente ao seu gosto e se delicie!

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Salada de folhas verdes e tomate!

Para beber: um vinho tinto encorpado!


DICA: A Cláudia costuma usar a linguiça Toscana, mas fica a gosto!

Claudia usa o macarrão bucatini, pois como este tem furo, facilita que o molho penetre e reforça ainda mais o sabor!

Sempre coloco um pedaço de gengibre, quando cozinho o macarrão, pois este além de ser termogênico (que produz calor), ajuda no processo digestivo, entre tantas outras coisas!

NOTA: Se a preguiça bater, afinal é Domingo, Claudia ressalta que o molho pode ser preparado só com o tomate pelate, daí serão duas latas em vez de uma!

53 visualizações0 comentário
bottom of page