• Da redação

Recebendo o outono: sopa de peixe com legumes

No ar um cheiro diferente, no céu uma claridade especial, nas estradas da vida paineiras em flor... Todos estes ingredientes traziam um prenuncio da estação que se aproximava e nesta semana a troca definitivamente se concretizou e o outono fez sua estreia oficial.

Sou suspeita, pois amo esta estação com sua luz ímpar e a frescura que traz, ainda mais depois de um verão tão intenso de calor, tempestades e raios, como foi este que passou.

Daqui para frente teremos dias mais frescos e noites extremamente agradáveis, de maneira que a coluna resolveu abrir a estação publicando uma receita de sopa para dar um toque de aconchego nos jantares e também como sugestão de preparo para o período pascal.

Paradoxalmente esta criação surgiu no final do período carnavalesco, tinha preparado peixe no dia anterior e sobraram alguns pedaços desta carne que tinha sido assada, mas que não configurariam uma próxima refeição completa, porém que aliados a outros ingredientes, no espírito: aproveite o que tem na geladeira, se transformaram nesta deliciosa sopa, que hoje divido com meus leitores.


INGREDIENTES:


2 Postas, ou filé de peixe cortado em cubos (pode ser cru, ou previamente preparado)

2 Batatas cortadas em cubos

2 Cebolas cortadas em cubos

1 Alho poro cortado em rodelas

4 Tomates cortados em cubos (uso os de estufa, facilmente encontrados no comércio local)

1 Xícara de ervilha fresca

2 Talos de salsão, cortado em cubos

4 Grãos de zimbro

1 Xícara de creme de leite fresco

2 Colheres sopa de manteiga

2 Lts de água filtrada

Sal e pimenta a gosto


PREPARO:

Leve uma panela grande ao fogo médio com a: água, sal, batatas, cebolas, o alho poro e os grãos de zimbro, espere levantar fervura e mantenha cozinhando por 20 minutos.

Depois de passado este tempo, acrescente o peixe, o creme de leite, o salsão picado e de uma boa misturada. Aguarde novamente levantar fervura e mantenha no fogo por mais 5 minutos.

Agora entre com a ervilha e o tomate. Misture, espere levantar fervura e mantenha no fogo por mais 3 minutos.

Para finalizar, acrescente a manteiga (ela vai dar corpo a sopa), dê uma misturada e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Desligue, acrescente as folhas do salsão, e está pronto para servir!

Esta sopa é deliciosa, tem uma textura incrível e uma cor tentadora. Bom apetite!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Pães (o que melhor harmoniza com esta sopa é o de centeio), manteiga, queijos!

Para beber: vinho branco e tinto!

DICA: Frisei o uso do tomate de estufa, pois estes possuem maior firmeza e não se desmancham na sopa, visto que a ideia é morder os cubos.

Estes tomates, também dispensam que se retire a pele e a semente, o que diminui o trabalho.

Esta sopa tem preparo muito rápido e é importante respeitar o tempo de cozimento, para que os legumes e o peixe não desmanchem e percam certa crocância.

NOTA: Para quem não conhece as sementes de zimbro, saiba que estas pequenas uvas, são usadas como aromatizantes ou temperos, por conta de seu aroma e sabor marcantes e cujo óleo é usado para dar o sabor e aroma característicos da bebida alcoólica gin.

Estas sementes são muito utilizadas na culinária europeia, em temperos de carnes, preparo de sopas e estão sempre presentes nas conservas.

0 visualização