top of page

Renomado palestrante realiza projeto social com moradores de Holambra

Ricardo Galhardo Blanco é pedagogo e falou sobre prevenção de dependências psicoativas para alunos da rede municipal



Noemi Almeida

“Quando a sua percepção muda o seu comportamento muda”, esse é um dos pontos principais que norteia a palestra do pedagogo Ricardo Galhardo Blanco. Convidado pela Pastoral da criança em parceria com o projeto Amor Exigente, Ricardo veio de São Bernardo do Campo para falar de um assunto sério e polêmico: a prevenção de dependências psicoativas.



Desde a última terça-feira (8), o palestrante passou por escolas da cidade, falando para alunos no 8º ano, 9º ano e ensino médio. “Ninguém muda ninguém, mas eu posso fazer pensar”, afirma o pedagogo. Com temas como relacionamento, auto-estima e família, ele emociona os estudantes por meio da história de pessoas que tiveram as vidas transformadas a partir de uma decisão: a de ser feliz. “O adolescente está na fase de maturação e o nosso papel é fazer com que eles entendam isso e que estejam cientes de que todas as decisões que eles tomarem agora afeta o resto de suas vidas. Dizemos a eles que todos são importantes, pois os jovens são capazes de transformar uma família, uma rua, um bairro, uma cidade e até um país”, complementa.

Para a supervisora do ensino fundamental 1 e 2 das escolas municipais de Holambra, Priscila Mazotti, as palestras realizadas até agora foram emocionantes e enriquecedoras. “Vi muitas das crianças abraçando o palestrante no final, estou emocionada até agora”, conta. Ela ressalta que projetos como esse, apoiados pelo Departamento de Educação da cidade por meio do Alexandre Moreira, só tem a acrescentar aos moradores de Holambra. “Nós falamos muito na escola sobre a valorização da família, e essa é uma das coisas que o palestrante ressaltou, além da importância do professor e da participação dos pais na vida acadêmica”.



Helen Christofoletti é coordenadora da escola Parque dos Ipês, que recebeu o palestrante na última quarta-feira (9), pela manhã. Ela afirma que a palestra foi muito desafiadora, objetiva e direta sobre uma realidade de violência social contra os jovens através das drogas, álcool e outras situações que preocupa as famílias e professores. “Ressaltou a importância do bom diálogo com a família, amigos e escola”.


Para todos os moradores de Holambra

Quem se interessou pelo tema da palestra também vai ter a oportunidade de se emocionar com as palavras do pedagogo Ricardo Galhardo Blanco. Nesta quinta-feira, as 19h, a programação se repetirá para toda a população de Holambra, no Centro de Convenções. “Muitas pessoas não vão nessas palestras porque acham que o palestrante vai oprimir, dizer que os pais estão errados”, afirma Ricardo. “Eu não faço isso. Até hoje, os pais e mães de Holambra não erraram, deram sempre o seu melhor. Pode melhorar? Isso com certeza, por isso convido a todos que venham à palestra, venham para conhecer”, finaliza.



47 visualizações0 comentário
bottom of page