top of page

Renovias planeja alcançar marca de 1 milhão em redução de copos plásticos

Desde julho deste ano, a concessionária reduziu a compra deste tipo de material, substituindo-o por copos de vidro e xícaras de louça na sede e nas bases operacionais da empresa


Com a finalidade de estimular a mudança de atitude de seus colaboradores em relação ao consumo de copos plásticos descartáveis, a Renovias implementou uma série de medidas que já trazem bons resultados, principalmente à natureza. Desde julho deste ano, a concessionária reduziu a compra deste tipo de material, substituindo-o por copos de vidro e xícaras de louça na sede e nas bases operacionais da empresa.

Com isso, em setembro de 2020, a marca de 1 milhão de copos reduzidos será alcançada. Isso significa que, com todos esses copos deitados, seria possível construir um trajeto que ligaria a sede da Renovias, na SP-340, em Mogi Mirim, até o pedágio de Águas da Prata, na SP-342, completando um caminho de pouco mais de 80 quilômetros.

Além disso, os colaboradores receberam copos de acrílico, que são reaproveitados e que são uma opção para beber água. Reutilizáveis, esses copos são 25 vezes menos impactantes à natureza, quando comparado às outras opções de descartáveis. A campanha “Juntos por um futuro melhor” se baseia no princípio dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e faz parte das ações de sustentabilidade da Renovias, concessionária integrante do Programa de Concessão Rodoviárias do Estado de São Paulo.

“Nosso departamento administrativo fez um levantamento da quantidade de copos utilizados em 2018 e o número chamou nossa atenção. Foram mais de 780 mil copos plásticos que foram descartados. Vimos aí uma oportunidade de contribuir com a natureza e mostrar aos nossos colaboradores que pequenos hábitos podem ajudar o meio ambiente”, comenta o presidente Rogério Cezar Bahú. “Uma pessoa que utiliza três copos por dia, em um ano, irá economizar 1.095 copos, que faz uma grande diferença”, completa.

Para este ano, a meta é reduzir em 51% o descarte de copos plásticos, o que representa pouco mais de 397 mil copos. Para 2020, a meta da Renovias é reduzir ainda mais a utilização, chegando em 95%.

A maioria dos copos plásticos não são reciclados, por conta de seu baixo custo de mercado e durabilidade. Por isso, eles são descartáveis. Por outro lado, esses resíduos demoram de 250 a 400 anos para se decompor, passando por diversas gerações. Além disso, na etapa de produção desse material, utiliza-se mais água. Pesquisas da UFSCar (universidade Federal de São Carlos) indicam que para a produção de um copo descartável são utilizados até 3 litros de água.

O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.


18 visualizações0 comentário
bottom of page