• Da redação

Resquícios de um carnaval: torta depurativa de repolho!

Simples e sofisticado

Numa semana estranha completamente quebrada em tempo e produtividade, pois o Brasil literalmente parou para brincar mais um carnaval, a grande festa da nação, que leva milhões às ruas e movimenta temporariamente a frágil e cambiante economia do país.

O carnaval, esta grande festa pagã, nada mais é, segundo alguns ensaios, do que um grande ritual de inversão, pois precede a quaresma e, diferentemente deste período, legitima o “tudo pode”, como que se para entrar em posterior recesso o ser humano precise, primeiramente, exortar todos os seus demônios.

A receita desta semana vem na linha da depuração e limpeza, pois como muita gente cometeu abusos - sejam eles de cunho alcoólico para quem caiu na folia ou de excessos alimentares para quem ficou por casa - durante o feriado prolongado, a ideia é comer bem e ajudar os órgãos na reabilitação.

O repolho atua como um grande depurador do fígado e esta torta, que utiliza este legume saudável e barato como item fundamental, dá um show de sabor e ainda, de quebra, ajuda a voltar à rotina de forma consciente.

INGREDIENTES:

1 repolho pequeno, picado bem miúdo ou ralado

1 cenoura grande ralada

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

2 tomates picados (sem a pele e as sementes)

½ pimentão amarelo picado (ou da sua preferência)

1 colher sobremesa de manteiga

1 colher sobremesa de azeite

1 xícara chá de cheiro verde e ou coentro picado

Sal e pimenta do reino moída a gosto

PREPARO:

Coloque numa panela a manteiga com o azeite, junte a cebola e leve ao fogo até dourar. Junte o alho, mexa, aguarde um minuto e acrescente o pimentão e repita o processo. Acrescente o repolho e a cenoura, misture muito bem, tempere e deixe cozinhando por 10 minutos. Desligue, acrescente o cheiro verde ou o coentro, e reserve.

INGREDEINTES DA MASSA:

4 ovos

100 ml de iogurte natural (eu costumo usar o desnatado)

1 xícara de farinha (pode ser normal, integral, ou de aveia)

1 xícara de farinha de grãos (2 colheres sopa de semente de girassol, 2 de quinoa, 2 de gergelim: coloque no liquidificador, ou processador)

1 colher café de bicarbonato

PREPARO: Misture tudo muito bem (vai ficar uma massa bem liquida) e deixe descansar por 15 minutos para dar uma encorpada. Começo o preparo da receita pela massa, pois enquanto esta descansa preparo o recheio.

MONTAGEM:

Unte uma assadeira com azeite, coloque a metade da massa, espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Leve para assar em forno médio preaquecido, por 20 a 30 minutos, até a torta ficar corada. Sirva e se delicie!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, feijão, saladas...

DICA: A receita é vegetariana, mas também fica muito boa com carnes, pode se acrescentar: carne moída, frango desfiado, sardinhas ...

NOTA: O repolho é um vegetal é repleto de nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, além de seu alto nível de fibras, que ajudam a manter a saciedade e o corpo hidratado. Talvez sua terapêutica mais importante, entre as tantas que possui, seja a depurativa, pois o repolho atua como um limpador dos órgãos. Inclua definitivamente este vegetal na sua dieta, sua saúde agradece!




0 visualização