top of page

Sabor e saúde: torta de tapioca com legumes!

Simples e Sofisticado

Numa semana bastante triste, marcada pela tragédia em Suzano, pontuada por mais um destes grandes desequilíbrios dos novos tempos e que agora infelizmente aterrissam por aqui, como se não bastassem os muitos problemas já enfrentados pelo povo brasileiro, agora nossas crianças entram na triste estatística dos massacres escolares. Mas como a vida segue e a resiliência nos norteia há muito tempo, a coluna sugere o preparo de uma receita leve, saborosa, prática de fazer e, de quebra, muito saudável para que, com o sagrado alimento, possamos dar uma quebra na tristeza e nos alegrar na simplicidade. O título da coluna desta semana me levou há uma viagem pelo tempo, quase trinta anos atrás, quando recém-formada em Jornalismo fui trabalhar em televisão no Rio de Janeiro e meus colegas de trabalho costumavam almoçar num restaurante de comida natural muito apreciado pelos cariocas e por todas as tribos que moravam na cidade maravilhosa, no bairro do Leblon, e que se chama “Sabor e Saúde”!

Foi neste restaurante, onde os frequentadores já estavam antenados numa alimentação saudável há muito tempo, que comi tapioca pela primeira vez e fiquei encantada com o sabor e a textura. Hoje com grande alegria, vejo este ingrediente muito presente na vida de muita gente, principalmente na das pessoas envolvidas com a prática da boa alimentação e da preservação da saúde.



INGREDIENTES PARA A MASSA:

4 ovos inteiros

8 colheres sopa de massa de tapioca

1 cenoura ralada, no ralo grosso

½ xícara de cheiro verde

1 colher sobremesa de fermento em pó

1 colher café de sal


PREPARO:

Bata bem os ovos e acrescente a tapioca, sempre batendo para que fique bem misturado. Junte o sal e o fermento e misture bem. Agregue então a cenoura ralada e o cheiro verde, dê uma boa misturada e reserve!


INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

200g de mozarela fatiada

4 tomates cortados em rodelas

2 abobrinhas italianas bem firmes, cortadas em rodelas

200g de cogumelos frescos fatiados

1 pimentão fatiado

100g de queijo parmesão


MONTAGEM:

Inicie pré-aquecendo o forno a 180 graus. Unte uma travessa refratária, com manteiga e farinha e despeje metade da massa de tapioca reservada. Acomode por cima os ingredientes do recheio, na ordem em que estão colocados na receita. Cubra com a outra metade da massa, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno por 25 a 30 minutos, até a torta fica dourada. Retire do forno, sirva e se delicie. A torta é divina!


RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Salada de folhas verdes e tomates!

DICA: A coluna propôs um preparo vegetariano desta torta, pois sabe que tem muita gente que durante o período da quaresma não come carne, mas pode-se muito bem utilizar frango desfiado, carne moída ou mesmo peito de peru, ou presunto, no recheio. Os legumes sugeridos para o recheio da torta podem ser substituídos pelos de sua preferência ou para aproveitar os que estão por casa, vai depender da criatividade do cozinheiro. Cozinhar e ensinar nossas crianças a comerem bem e de maneira saudável é um gesto de grande amor e pode evitar muitos problemas no futuro!

48 visualizações0 comentário
bottom of page