top of page

SABORES DA ITÁLIA: FRANGO PICATTO!

Coluna Simples e Sofisticado



A mudança de temperatura anunciada na semana passada, realmente se confirmou e parece que definitivamente o verão se despediu de vez, com a saída de cena do calor, para a entrada do frio, com sua estética específica.

O mês de maio se despede, com saldo positivo para a cidade, pois o dia das mães aqueceu as vendas e movimentou positivamente a nossa economia, o que em tempos de recessão soa como uma doce música e ainda garantiu boas vendas extras, pois este período além das genitoras, destaca as noivas e suas bodas floridas.

A proximidade do frio, além das roupas mais pesadas e dos calçados mais robustos, traz no encalço a disposição maior para os alimentos, aumentando significativamente o apetite e nossa criatividade no que tange ao ato de comer

Para entrar nesta onda, aquecer e incrementar o cardápio dos leitores, a coluna publica uma receita clássica da culinária italiana, usando como ingrediente principal, outro item que aquece nossa economia e gera empregos na cidade: o frango!

Diz uma lenda, que circula pelo mundo afora, que este frango é tão gostoso, que deve ser comido de joelhos, o que não deixa de ser verdade, pois esta receita vem para quebrar o conceito de que peito de frango tem sempre o mesmo gosto.

Fácil de fazer e incrível de comer!


INGREDIENTES:

2 peitos de frango desossados, cortados ao meio no sentido do comprimento

4 colheres de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de azeite

⅓ de copo de suco de limão fresco

2 limões partidos em rodelas sem semente

½ Xícara de vinho branco seco

¼ xícara de alcaparras

⅓ xícara de salsa fresca picada

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Farinha de trigo, para drenar o frango

PREPARO:

Tempere o frango com sal e pimenta.  Passe o frango na farinha e sacuda o excesso. Em uma frigideira grande derreta 2 colheres da manteiga com o azeite e adicione os pedaços de frango, cozinhando por cerca de 3 a 4 minutos de cada lado até dourar.  Quando o frango estiver cozido, retire o da frigideira.  Tire a frigideira do fogo e adicione o suco de limão, as fatias de limão, o vinho e as alcaparras.  Misture e raspe bem as bordas da frigideira para pegar o sabor do frango que foi grelhado. Volte com a frigideira para o fogo e deixe ferver.  Prove o molho e tempere com sal e pimenta a gosto, se necessário.

Adicione o frango ao molho, misture e cozinhe por cerca de 5 minutos.  Retire então o frango, colocando o em uma travessa e adicione o restante da manteiga, no molho que ainda estará quente e misture por cerca de um minuto.  Coloque o molho sobre o frango e decore com salsa fresca. Se delicie!


RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Arroz, branco ou integral, refogado de legumes, macarrão cabelo de anjo (preferência dos italianos) e salada de folhas verdes com tomates.  Para beber: Cerveja e vinho branco! DICA: Se não apreciar a carne de peito, use filé das coxas! Se tiver limão siciliano vai ficar ainda mais gostoso e com sabor de Itália! NOTA: Esta receita é perfeita para preparar no dia dos namorados. Na próxima edição a coluna irá publicar um doce para harmonizar!

67 visualizações0 comentário
bottom of page