top of page

Semana bate recorde de casos de Covid-19 em Holambra

Prefeito Fernando Godoy testou positivo; vice-prefeito também está em isolamento domiciliar



De 232 casos confirmados de Coronavírus para 277 em sete dias. Foram 45 novos registros, recorde desde a primeira confirmação da doença na cidade. Até esta semana, o maior número tinha sido registrado entre a última semana de julho e a primeira de agosto: de 151 para 185. Na semana passada foram 19 novos casos.


Os números desta semana – conforme explicação feita pelo Departamento Municipal de Saúde na primeira quinzena de agosto, quando a cidade entrou na Fase Amarela – coincidem com a flexibilização: “no combate ao coronavírus estamos sempre olhando ao cenário pelo retrovisor. Os números divulgados acabam refletindo uma fotografia da pandemia de duas ou três semanas atrás. Isso se deve ao período de incubação longo da doença, de cerca de 14 dias, e às internações que também se estendem por cerca de 10 dias”, disse o departamento naquela ocasião.


Prefeito testa positivo



Entre os holambrenses que testaram positivo para a doença esta semana está o prefeito Fernando Fiori de Godoy. Os primeiros sintomas surgiram na sexta-feira, 21 de agosto. Dr. Fernando encontra-se bem, em casa e cumprindo o isolamento que os protocolos recomendam.



Ele informou que entrou em isolamento domiciliar assim que surgiram os primeiros sintomas e buscou orientação médica com profissionais que atuam na Policlínica Municipal. Os cuidados do dia-a-dia, desde então, incluem uso de máscara em áreas comuns da casa, distanciamento dos familiares, hidratação permanente e repouso. Além do tratamento, Dr. Fernando informou que tem cumprido, via telefone e chamadas em vídeo, agendas com secretarias do Governo do Estado para liberação de recursos e acompanhamento de convênios em andamento na cidade, além de contato com os diretores municipais para coordenação dos trabalhos nas mais diversas áreas. Para os moradores, Dr. Fernando reforçou as orientações: usem máscara de proteção facial, higienizem regularmente as mãos e evitem aglomerações. “Para os que apresentam sintomas, a recomendação é para que mantenham a calma, procurem auxílio médico e sigam adequadamente os protocolos do tratamento”, completou.


No começo da semana, duas pessoas próximas ao prefeito apresentaram sintomas: o vice-prefeito Fernando Capato está em isolamento domiciliar. Ele fez o exame essa semana, passa bem e aguarda o resultado. O diretor de Comunicação, Ariel Cahen, também está entre os 56 holambrenses que aguardam o resultado do exame.

Doença chega a todos os bairros da cidade

Dos 277 casos confirmados em Holambra, 52 estão no Imigrantes: foram dez novos casos esta semana. O Vila Nova, único bairro que ainda não tinha registro da doença, confirmou os dois primeiros casos esta semana.

Nos demais bairros, os maiores registros esta semana foram no Parque dos Ipês (de 14 para 22), Palmeiras (de 28 para 33), Centro (de 25 para 29) e Jardim Flamboyant (6 para 10).

Dois bairros somaram mais três dois casos cada - Fundão (de 27 para 30) e Groot (de 20 para 23) – e no Alegre foram mais dois (de 11 para 13). Jardim das Tulipas (18), Condomínio Nova Holanda (6), Jardim Holanda (9) e Condomínio Palm Park (5) registram mais um caso.

Camanducaia (12), Condomínio Villa de Holanda (5), Borda da Mata (6), Morada das Flores (1) e Palha Grande (1) não tiveram novas confirmações esta semana.

Helga Vilela

117 visualizações0 comentário
bottom of page