top of page

Semana Cultural Piet Schoenmaker terá Festival de Talentos e ampla programação


Holambra celebra entre os dias 21 e 30 de junho a segunda edição da Semana Cultural Piet Schoenmaker. O evento foi criado para exaltar a cultura local, fortemente influenciada pela imigração holandesa e se inspira no legado deixado por um de seus mais ilustres cidadãos, que dá nome à Semana. Piet foi empresário, produtor, professor de dança folclórica e embaixador da Expoflora, e ainda realizou inúmeros projetos para divulgar, de forma voluntária, diferentes formas de expressão cultural.


A maior parte das atividades da Semana terá entrada gratuita. As atrações começam no dia 21, com contação de histórias para estudantes da rede pública nas escolas. Às 19h, no Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink, será realizada uma “Noite de Conversa”, com a doutoranda em História pela Unicamp Elisielly Falasqui da Silva, que abordará os 400 anos da presença holandesa no Brasil.


O programa segue, dia 27, com a realização do 1º Encontro de Dança de Roda das unidades de ensino municipais, promovido pela Associação Cultural Dança Viva. A iniciativa acontece no campo de futebol do bairro Imigrantes, às 8h e às 13h. No dia seguinte, a partir das 18h30, o Museu Histórico da Imigração de Holambra abre as portas para uma exposição de arte que homenageia os artistas holandeses e holambrenses. Haverá também, no mesmo local, contação de histórias sobre o período em que os primeiros imigrantes chegaram ao País.


O sábado, dia 29, será repleto de atrações. Pela manhã, às 9h, na Praça do Voluntariado, será realizada uma homenagem aos voluntários de diferentes segmentos que, assim como Piet, ajudaram a construir no município um ideal de trabalho e de colaboração.

 

Em seguida, às 10h, na Praça do Moinho, está prevista uma oficina com a artista floral Stans Scheltinga. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia 21 de junho, das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal ou no Espaço Cidadão, sede do departamento municipal de Turismo e Cultura. É necessário apresentar documento oficial com foto e Cartão Cidadão. As vagas são limitadas.

 

A partir das 14h, será realizado o Festival Cultural, com diversas apresentações artísticas. E ainda no sábado, a Associação Cultural Instituto Dança Viva realiza o II Encontro de Danças Folclóricas no Clube Fazenda Ribeirão. Para esta atividade haverá venda de ingressos. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone (19) 97123-7970.


Para fechar a programação, no dia 30, ocorre mais uma edição do Café, Viola e Flores, com apresentação da Orquestra de Viola Caipira e convidados a partir das 9h30, na Praça do Moinho. No período da tarde está prevista a 1ª Tarde de Talentos de Holambra, aberta para a participação de toda a população. As inscrições serão feitas pelo site www.holambra.sp.gov.br, ou pessoalmente, na Biblioteca Municipal e no Espaço Cidadão.


A diretora de Cultura e Turismo, Alessandra Caratti, ressalta que a programação é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural Dança Viva, fundada pelas comissões das danças folclórica e circular, o Museu Histórico, o Clube Fazenda Ribeirão e voluntários.“Mais do que um personagem que dá rosto à cidade e embaixador da festa que projetou Holambra para o Brasil, Piet foi uma figura de extrema importância para o município. Além de contribuir de forma massiva para a cultura, por meio da dança, ele também sempre fez questão de reforçar a importância de práticas como o voluntariado, tão decisivo ao longo da trajetória da cidade”, destacou o prefeito Fernando Capato.


Confira a programação completa

2ª Semana Cultural Piet Schoenmaker


21 de junho Contação de Histórias Local: Escolas Municipais


21 de junho, às 19hNoite de Conversa: os 400 anos da presença holandesa no Brasil, com Elisielly Falasqui da Silva, doutoranda em História pela UNICAMP Local: Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink Entrada gratuita


27 de junho, às 8h e às 13h1º Encontro de Dança de Roda das Unidades Municipais de Ensino, realizado pelo Instituto Cultural Dança Viva Local: Campo de Futebol do Imigrantes Entrada gratuita


28 de junho, às 18h30Exposição de Arte e Contação de Histórias do período da imigração Local: Museu Histórico Entrada gratuita


29 de junho, às 9hHomenagem aos voluntários de Holambra Local: Praça do Voluntariado Entrada gratuita


29 de junho, às 10hOficina de Experiência Floral, com Stans Scheltinga Local: Praça do Moinho Povos Unidos Atividade gratuita: inscrições devem ser feitas até dia 21 de junho na Biblioteca Municipal ou no Espaço Cidadão


29 de junho, às 14hFestival Cultural Local: Praça do Moinho Povos Unidos Entrada gratuita


29 de junho, às 19h30II Encontro de Danças Folclóricas Local: Clube Fazenda Ribeirão Atividade com venda de ingressos. Mais informações devem ser obtidas por meio do telefone (19) 97123-797030.


30 de junho, às 9hCafé Viola e FloresLocal: Praça do Moinho Povos Unidos Entrada gratuita


30 de junho, às 14h1ª Tarde de Talentos de Holambra Local: Praça do Moinho Povos Unidos Entrada gratuita; inscrições de artistas devem ser feitas até 21 de junho na Biblioteca Municipal ou no Espaço Cidadão

 

32 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page