top of page

Semana Piet Schoenmaker: confira atrações dos últimos dias de evento

Fim de semana está repleto de atividades artísticas e culturais, voltadas a diversos públicos


Entre hoje, sexta (28) e domingo (30), Holambra será palco de mais uma série de atrações e atividades artísticas. O evento começou no dia 21, com contação de histórias para estudantes da rede pública nas escolas, e já realizou diversas atividades que marcaram a segunda edição do evento.


Ainda no dia 21, uma “Noite de Conversa” com a doutoranda em História pela Unicamp Elisielly Falasqui da Silva, sobre os 400 anos da presença holandesa no Brasil, reuniu moradores no Teatro Municipal para o debate. E ontem, dia 27, foi realizado o 1º Encontro de Dança de Roda das unidades de ensino municipais, promovido pela Associação Cultural Dança Viva (foto).


Realizada no campo de futebol do bairro Imigrantes, em dois períodos, o encontro se tornou uma atividade de confraternização, com participação de estudantes, professores, contando também com a presença de representantes do município, entre eles o prefeito Fernando Capato.


Hoje, dia 28, a partir das 18h30, o Museu Histórico da Imigração de Holambra abre as portas para uma exposição de arte que homenageia os artistas holandeses e holambrenses. Haverá também, no mesmo local, contação de histórias sobre o período em que os primeiros imigrantes chegaram ao País.


Dança, música e mais - O fim de semana vai concentrar a maioria das atividades. No sábado, será realizada uma homenagem aos voluntários de Holambra, na Praça do Voluntariado, e uma oficina com a artista floral Stans Scheltinga, na Praça do Moinho. No mesmo local, a partir das 14h, acontece o Festival Cultural, com diversas atrações. Todas as atividades do dia são gratuitas. Ainda no sábado, no período da noite, o Clube Fazenda Ribeirão realiza o II Encontro de Danças Folclóricas – com venda de ingressos.


No domingo pela manhã a Praça do Moinho volta a ser o palco das atrações. Moradores e visitantes estão convidados a participar do Café Viola e Flores, atividade gratuita, com apresentação da Orquestra de Viola Caipira e convidados a partir das 9h30. E para fechar a programação, será realizada a 1ª Tarde de Talentos de Holambra, quando todos poderão assistir as apresentações artísticas realizadas por moradores de Holambra, que se inscreveram para o evento. Uma oportunidade para conhecer e incentivar novos talentos do município, promovendo, assim, a cultura local, um dos espíritos e objetivos da Semana.


Homenagem - A Semana Cultural Piet Schoenmaker foi criada no ano passado para exaltar a cultura local, fortemente influenciada pela imigração holandesa, e presta uma homenagem ao empresário, produtor, professor de dança folclórica e “embaixador” da Expoflora, Petrus Schoenmaker. Piet, como era conhecido, morreu em 2020 deixando um gigantesco legado à cidade a partir de suas iniciativas, em grande parte voluntárias, de divulgação de diferentes formas de expressão cultural.


A diretora da pasta de Cultura e Turismo, Alessandra Caratti, ressalta que a programação é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural Dança Viva, fundada pelas comissões das danças folclórica e circular, o Museu Histórico, o Clube Fazenda Ribeirão e voluntários. 

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page