top of page

Simples e sofisticado - Perfume de especiarias: pão de canela!



Dando sequência à programação festiva do Dia das Crianças, aproveito para cumprimentar os professores, estes grandes heróis que escolhem suas carreiras norteados pela garra de transmitir o conhecimento e formar indivíduos que possam vislumbrar um futuro digno - e, atualmente, muitas vezes em detrimento da sua própria estabilidade financeira, visto que a profissão não tem o reconhecimento de acordo com a sua grandiosidade.

Mas como estamos voltados ao caráter lúdico do período, que homenageia as crianças e seus professores, vamos nos permitir uma volta ao tempo, quando os mestres eram reconhecidos em sua extrema importância e reverenciados como autoridade, numa relação de respeito mútuo, entre família e escola, com cada um fazendo a sua parte, sem delegar responsabilidades e com muito respeito.

Nesta época poética e infelizmente distante, os alunos costumavam levar quase diariamente um regalo para seu professor, ou professora, a famosa imagem da maçã sobre a mesa e este gesto de gentileza era tão marcante, que lembro de minha sogra, com a idadejá avançada e muitos lapsos de memória, mantendo viva e clara esta lembrança, dos seus tempos de mocidade, quando, pioneira, para o seu tempo, tinha a nobre missão de ensinar.

Como que para resgatar este gesto simples e pleno de gentileza, a coluna viaja para os sabores e aromas do Oriente e sugere o preparo deste pão de canela, muito saboroso, de fácil preparo, que vai impregnar a casa de perfume e é um regalo perfeito para a criança levar de lanche e colocar uma fatia na mesa do professor. Fica a sugestão!

INGREDIENTES:

2 Xícaras de farinha de trigo

1 Xícara chá de açúcar (faltando um dedo para preencher a xícara)

1 Xícara de leitelho (misturar uma colher de sopa de suco limão, ou vinagre branco ao leite integral ou desnatado)

2 Ovos

¼ Xícara de óleo

1 Colher sobremesa de canela

1 Colher sobremesa de baunilha

2 Colheres chá de fermento químico (em pó)

2 Colheres chá de bicarbonato de sódio

1 Colher café rasa de sal

PARA A COBERTURA:

2 Colheres sopa de açúcar

1 Colher chá de canela em pó

2 Colheres chá de manteiga, ou margarina

PREPARO:

Pré-aqueça o forno e unte uma forma de pão, com óleo e farinha.

Pegue uma bacia ou tigela grande e coloque a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela em pó, o sal, o leitelho, o óleo, os ovos(dê uma batida com um garfo antes), abaunilha e misture muito bem.

Bata por 3 minutos, pode ser na mão mesmo, e despeje na forma de pão.

Com uma espátula, delicadamente, dê uma alisada na massa.

PREPARO DA COBERTURA:

Misture as2 colheres de sopa de açúcar, a colher de chá de canela, a manteiga e agregue. Vai ficar como uma farofa crocante. Polvilhe a cobertura sobre a massa alisada. Usando uma faca, faça cortes com leve movimento de rotação para dar um efeito marmorizado.

Leve para assar por 50 minutos. Faça o teste do palito.

Retire do forno, aguarde esfriar, desenforme e se delicie com esta explosão de sabor e aroma!

RENDIMENTO: 15 Fatias!

ACOMPANHAMENTO: Chás, café, sucos, mel...

DICA: Se quiser adicionar alguma fruta seca, fica a critério e bem ao estilo culinário do Oriente!

NOTA: A canela, entre suas tantas terapêuticas, traz também a vantagem de diminuir o cansaço e melhorar o estado de ânimo, pois aumenta a resistência. Perfeito para as crianças e seus mestres!

72 visualizações0 comentário
bottom of page