• Da redação

Sobrevivente do holocausto fará palestra no Unasp em Engenheiro Coelho (SP)

Semana Especial Interdisciplinar apresenta grandes temas da educação contemporânea com palestras e oficinas abertas ao público


O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho (SP), recebe Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do holocausto que matou mais de seis milhões de judeus e minorias durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 91 anos, ele irá abordar em sua palestra o tema “Memórias de Auschwitz: Contribuições para a Formação de Futuros Professores”. O encontro aberto ao público faz parte das atividades da Semana Interdisciplinar das Faculdades de História e Pedagogia que acontece entre os dias 02 e 05 de setembro.

Stern é judeu, nascido em São Paulo, e filho de um médico húngaro. Em 1942, sua família precisou retornar para a Europa e foram atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Com apenas 14 anos, foi preso em Auschwitz na Polônia. As cenas do maior genocídio da história serão narradas em detalhes pelo sobrevivente durante palestra no Unasp, inclusive seu retorno ao campo de concentração anos depois de encerrada a guerra.

O historiador e professor Gabriel Davi Pierin, autor da biografia “Uma Estrela na Escuridão”, que narra os momentos mais tenebrosos da experiência de Andor Stern e sua família, também participará como palestrante da noite de abertura da Semana Interdisciplinar das Faculdades de História e Pedagogia no Unasp. "Sentia a necessidade de resgatar um pouco mais da memória dele, e eu, que evidentemente não vivi esse horror, sentir um pouco também", relatou o historiador durante entrevista recente ao programa Conversa com Bial da TV Globo.

A entrada do público é livre. A palestra acontece segunda-feira (02/09) no auditório da Igreja Unasp, às 18h30, com entrada livre e sem a necessidade de inscrição prévia.




36 visualizações