top of page

Prazo para regularização do Título de Eleitor encerra 6 maio


Eleitor pode resolver as pendências via online



Requerer a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação justificada por necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada. Esses são os serviços disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral esta semana para que o eleitor consiga regularizar seus documentos durante a pandemia e consequente fechamento dos cartórios eleitorais.

Os eleitores pode resolver as pendências por meio eletrônico pelo site http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/atendimento/#atendimento-remoto. O prazo para a regularização termina dia 6 de maio.


O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro. Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.


No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

18 visualizações0 comentário
bottom of page