top of page

UniFAJ reúne autoridades da área de saúde para discutir implementação do curso de Medicina



Autoridades políticas e do setor de saúde de municípios da Região Metropolitana de Campinas, Circuito das Águas Paulistas e da Baixa Mogiana se reuniram na segunda-feira (7/10) com reitoria e diretoria da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) para falar do processo de implementação do curso de Medicina. Representantes de Jaguariúna, Holambra, Santo Antônio de Posse, Pedreira e Amparo e do Grupo Samaritano foram recepcionados no Campus VI - Centro Clínico de Especializações Médicas Universitário, que abrigará, no futuro, o curso de Medicina. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do prédio que fica à Rod. Adhemar de Barros (SP-340), km 127, nº280 - Bairro Tanquinho Velho, Jaguariúna/SP.

“O projeto de implantar o curso de Medicina surgiu em 2013, e foi uma luta muito grande para trazer para cá o que vocês estão contemplando hoje”, anunciou o reitor da UniFAJ, professor Dr. Ricardo Tannus. “Sem dúvida, essa união trará muitos benefícios para todos, contando com os nossos parceiros. Inclusive, já fechamos com o Sírio Libanês (hospital), entre outros que somarão com a nossa equipe”, disse.

O pró-reitor acadêmico da UniFAJ, professor José Carlos Pacheco Coimbra, destacou a satisfação por ter firmado a parceria que envolve os profissionais do Centro Universitário e os representantes da área da Saúde de toda a região pois, dessa formar, acredita que haverá melhorias no setor. “É um momento que nos deixa muito felizes e que, com certeza, marca o início de um trabalho que trará possibilidade em toda a região na área da Saúde. Foi possível reunir prefeitos, secretários, médicos, outros profissionais da saúde interdisciplinares, multidisciplinares, pois isso mostra que a busca por uma saúde melhor faz parte do dia a dia de todos esses profissionais e nos mostra que toda a comunidade está conosco neste projeto”, declarou Coimbra.

O encontro de segunda-feira, dia 7, foi uma segunda reunião de trabalho para implementação do curso de Medicina, a primeira sendo feita no novo espaço, que começou a ser reformado em julho e que alberga todo o projeto relacionado à área de saúde, principalmente o curso de medicina. “Esse projeto está finalizando e em breve teremos a situação para poder abrir o curso de Medicina. Essa reunião foi para trazer todo o corpo médico das cidades que compõem essa parceria para poder entender um pouco o que é o projeto e verificar in loco como a gente montou e estruturou tudo isso. É algo muito inovador e diferenciado. Temos alas com grupo pequeno de alunos, que interage desde o começo com a comunidade, a prática é vivenciada desde o começo”, completou o professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor acadêmico de unidade da UniFAJ.

Inicialmente o prédio, onde está instalado o Campus VI - Centro Clínico de Especializações Médicas Universitário, destinava-se ao funcionamento de um seminário de padres, construído pela Diocese de Amparo. O imóvel que ainda estava inacabado foi adquirido pela UniFAJ. “Esse é um local que, para a finalidade na qual será utilizado, já é abençoado. Será um espaço expressivo, não apenas na medicina, como também espiritualmente. Afinal, será oferecido um acolhimento não só para o corpo, mas também para a alma. Um lugar onde muitos se empenharão para atuar da melhor maneira possível, cada profissional desempenhando o melhor de sua vocação, um dom cedido por Deus, que é a área da saúde, proporcionando o bem-estar físico e espiritual de cada ser humano que por aqui passar”, pronunciou o bispo da Diocese de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio.

4 visualizações0 comentário
bottom of page