top of page

UniFAJ recebe Presidente do Tribunal Regional Federal



O evento Direito em Diálogo, promovido pela UniFAJ, teve com o palestrante o presidente do Tribunal Regional Federal da 2 Região, Dr. Reis Friede. A palestra aconteceu na sexta-feira, 23 de agosto, às 19h30, no Campus 1.

Na palestra, Dr. Reis falou sobre teoria do conhecimento e ciência do Direito e ainda deixou uma relevante mensagem aos alunos: a importância do estudo em nossas vidas e do quanto a educação e o conhecimento têm o poder de transformar vidas e a sociedade como um todo.

“Trata-se de um dos maiores expoentes do Poder Judiciário no Brasil. Um grande nome no mundo jurídico. A vida dele é o exemplo disso e nós queremos dar a oportunidade para que os alunos estejam perto de pessoas como ele, porque inspira e estimula”, enfatiza a professora Ana Silvia Marcatto Begalli, que leciona Direito Civil na UniFAJ, organizadora do evento e responsável pelo convite ao desembargador.

Dr. Reis também respondeu a perguntas sobre a lei de abuso de autoridade, falou sobre questões envolvendo o Poder Judiciário e a advocacia, entre tantos outros temas de interesse geral.

O desembargador federal Reis Friede graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro) em 1982. Exerceu a advocacia até ser aprovado em 1º lugar para o cargo de promotor de justiça (1986/88). Na magistratura federal, ingressou em 1988, igualmente após ser aprovado em concurso público, também em 1º lugar, tornando-se, então, o mais jovem juiz federal do Brasil. Em 2004, Reis Friede foi promovido, por antiguidade, ao cargo de desembargador federal do TRF2.

Além da graduação em Direito, o presidente eleito do TRF2 é formado em Arquitetura (USU), Economia (UFRJ), Administração (UCAM), Engenharia (UERJ/USU) e Matemática (UCAM). Tem, ainda, os títulos de Mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG/1991) e pela Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial (SBDA). 

4 visualizações0 comentário
bottom of page