top of page

Vacinação contra sarampo começa segunda, 27/07


Campanha é seletiva para público de de seis meses até 29 anos e indiscriminada dos 30 aos 49 anos




O Departamento Municipal de Saúde promove a partir desta segunda-feira, dia 27 de julho, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo para o público de seis meses a 49 anos. A campanha seguirá até 31 de agosto.




O enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Wilma Gomes, explicou que durante este período serão realizadas duas estratégias de vacinação: indiscriminada (independente da situação vacinal) para população 30 a 49 anos de idade, e seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente) para a população de seis meses até 29 anos. “A primeira etapa foi seletiva para crianças de seis meses até adultos com 29 anos. Continuaremos com esse público, com campanha seletiva, por isso é importante levar a carteira de vacinação para conferirmos se será necessária ou não a aplicação”, disse, ao reforçar que desde o ano passado foi incluída a vacina de intensificação para crianças de seis meses. E frisou: a apresentação da carteirinha é importante para os mais novos. “Os mais velhos, a partir dos 30 anos, devem comparecer e já receberão a vacina”. Este público não foi incluído na primeira etapa.


Surto

Wilma explicou que um novo surto da doença começou no ano no Brasil, após duas décadas sem registros. Apenas este ano, destacou, já foram confirmados 4017 casos, com quatro óbitos. “Já são 21 estados no país com a doença (norte, nordeste, sul e sudeste) e esse é o motivo de uma nova campanha”. A enfermeira reforçou a importância da adesão da população, uma vez que o vírus voltou a circular. Mas fez um alerta: gestantes e pessoas em tratamento de quimioterapia ou fazendo uso permanente de corticóides, não podem tomar a vacina.


Onde tomar a vacina?

Os holambrenses encontram a vacina, todos os dias, no PSF Santa Margarida e PSF Imigrantes, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. E no PSF Fundão, toda terça, das 13h às 15h30.

Helga Vilela


56 visualizações0 comentário
bottom of page