top of page

“Vamos nos dedicar muito para melhorar a vida das pessoas”, afirma Fernando Capato


JC Holambra conversou com o prefeito eleito de Holambra






A reportagem do JC Holambra bateu um papo com o prefeito eleito de Holambra, Fernando Capato. Durante a entrevista ele falou dos desafios que irá enfrentar, a influência do pai, relação com o Poder Legislativo, entre outros. Confira a entrevista na íntegra.






No seu modo de ver, qual o motivo principal que te deu a vitória nas eleições? O resultado de uma eleição, seja ele positivo ou negativo, se dá sempre a partir de um conjunto de fatores. Acredito que foram determinantes, em Holambra, o histórico de compromisso que temos, eu e o Miguel Esperança, com a cidade e com as pessoas. O respeito que a comunidade tem pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelas nossas famílias. Pelo meu pai, Celso Capato, que foi prefeito por três mandatos. E os bons resultados alcançados também pela atual administração, da qual sou vice-prefeito. Acho, ainda, que foi importante o desenvolvimento de uma campanha limpa, pautada em propostas e em diálogo com os moradores. Tudo isso, tenho certeza, nos ajudou a obter a votação expressiva que tivemos nas urnas.


O turismo é um setor muito forte em Holambra e, devido à pandemia, ele foi bastante castigado. Como a Prefeitura poderá ajudar na recuperação do setor? A atividade turística foi amplamente impactada pela pandemia, mas já apresenta sinais claros de retomada. Faremos, de início, um trabalho incisivo voltado ao fortalecimento do comércio e à estruturação dos atrativos locais para lidarmos com esse novo cenário e acelerarmos ainda mais esse processo de retorno à normalidade, respeitando sempre as exigências sanitárias e a evolução da curva de contágio. O turismo é serviço. É emprego e geração de renda. E por essa razão terá nosso apoio integral. Holambra é hoje um dos destinos mais concorridos do Estado de São Paulo. E vamos consolidar cada vez mais essa condição.


Quais você acredita que serão as principais dificuldades do mandato? Teremos, de imediato, um grande desafio relacionado à retomada das atividades escolares e de outros serviços que foram suspensos em função da pandemia. Será um período de adaptação e de readequação que demandará planejamento rápido e assertividade. Para o mandato, temos o compromisso de preservar as conquistas, cuidar da cidade, garantir qualidade de vida e bons serviços às pessoas e buscar recursos para obras importantes e necessárias como a construção da escola municipal do bairro Imigrantes.


Quais os projetos para as áreas mais periféricas de Holambra? Temos um plano de governo bastante abrangente. Holambra é uma cidade com grande extensão rural e pretendemos atuar forte para levar as melhorias necessárias a essas localidades. Buscaremos investimentos para dar sequência ao programa municipal de asfaltamento de vicinais, construiremos novas áreas de lazer, fortaleceremos serviços essenciais como saúde, segurança e educação e trabalharemos incentivos à produção agrícola, grande vocação econômica da cidade. Vamos também buscar apoio do Governo do Estado pra ampliar a infraestrutura viária, melhorando o acesso a regiões mais afastadas do Centro, como o bairro Imigrantes, onde pretendemos construir uma escola e uma nova creche. Holambra está no caminho certo, mas há ainda muito o que podemos fazer para seguirmos avançando em melhorias e qualidade de vida às pessoas.


Fernando, seu pai tem uma história política na cidade e como político, além disso, você teve a experiência de ser vice-prefeito e acompanhar de dentro o trabalho do Poder Executivo. Como essa experiência vai te ajudar como prefeito? Durante toda a minha vida acompanhei de perto o trabalho realizado pelo meu pai, Celso Capato. Ele foi o primeiro prefeito de Holambra, ainda na década de 1990, e depois prefeito por outros dois mandatos entre os anos de 2001 e 2008. É uma grande referência. Um pai, pessoa e também um político com quem aprendo todos os dias. Tive, além disso, a oportunidade de ser/estar vice-prefeito por quatro anos ao lado do Dr. Fernando, que fez um grande e importante trabalho por Holambra. E me preparei, nesse período, para o desafio de dar sequência a todo esse legado. Me sinto pronto para trabalhar duro e fazer o que precisa ser feito.



É importante que um prefeito consiga dialogar com a Câmara Municipal, como enxerga essa relação nos próximos anos? Pretendo construir uma relação de respeito e de harmonia com a Câmara Municipal. O trabalho do Poder Legislativo será fundamental para que consigamos fazer um governo forte, de ações efetivas e que beneficiem nossa cidade e nossa gente. Acredito que os holambrenses estarão bem representados pelos nove vereadores que foram eleitos. Um bom grupo de lideranças com quem me sinto feliz e otimista de poder trabalhar.


O que a população pode esperar do mandato de Fernando Capato? Muito trabalho. Do primeiro ao último dia. Vamos nos dedicar muito para melhorar a vida das pessoas, preservar as conquistas alcançadas, fortalecer e ampliar os serviços oferecidos e colocar em prática as nossas propostas de governo por meio de gestão política, programas, melhorias e novas obras. Sempre com responsabilidade, diálogo, pés no chão e respeito à nossa história. Serão quatro anos de muito empenho para fazer com que Holambra siga avançando nas mais diferentes áreas, garantindo qualidade de vida e oportunidades para todos.

Michael Harteman

76 visualizações0 comentário
bottom of page