• Da redação

Veiling é ISO 9001 em gestão de qualidade


Certificação é reconhecida mundialmente; cooperativa reforça compromisso com melhoria contínua


A Cooperativa Veiling acaba de conquistar a certificação ISO 9001 e passa a integrar um seleto grupo de empresas do mundo com seus sistemas de gestão reconhecidos e, entre as inúmeras vantagens, está o compromisso com a melhoria contínua.


A gerente do setor de Pessoas e Gestão do Veiling, Adriana Delafina, explicou que a avaliação é executada por um organismo independente, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro), que coleta evidências que comprovem o atendimento aos requisitos para a obtenção da norma ISO 9001.


Ela informou que através da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi possível aperfeiçoar os sete princípios necessários para esta conquista: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processos, melhoria contínua, tomada de decisões baseadas em evidências e gestão de relacionamentos. “Com o SGQ aperfeiçoamos o acompanhamento dos processos e seus resultados, permitindo tomar uma ação imediata sempre que surge uma oportunidade de melhoria”.


Com este sistema foi reforçado os requisitos necessários para o engajamento das pessoas. “A norma é desafiadora e consideramos mais relevante reforçar a responsabilidade das pessoas com todo o sistema de gestão da qualidade. Com isto, focamos nossa atenção aos requisitos baseados no princípio engajamento, visto que a norma ISO 9001 trouxe mais responsabilidades às pessoas”, detalhou.


SGQ

O Sistema de Gestão de Qualidade proporcionou a conquista do selo de qualidade. Adriana esclareceu que não é esperada a perfeição, “mas sim que busquemos de forma consistente a melhoria contínua”. “Não existe regra para obtenção de outra certificação de SGQ, pois a norma ISO 9001 é reconhecida mundialmente. Outrora, é comum às organizações com seus sistemas de gestão certificados na norma ISO 9001 buscarem também, futuramente, o atendimento dos requisitos de outras normas relacionadas às suas atividades, como por exemplo a norma ISO 14001 (sistema de gestão ambiental), para consequente certificação ambiental”, informou.


Para os clientes e colaboradores, o certificado representa a solidez da cooperativa em seus próprios negócios, com a otimização de processos e melhores oportunidades no mercado, já que é reconhecida mundialmente. “Entre tantas outras conquistas nestas três décadas, a certificação nos traz ainda mais credibilidade perante nossos parceiros e dentro do próprio segmento e reconhecimento mundial”, completou.


Três décadas

Durante 30 anos de atuação, o Veiling vem consolidando sua forma de elaborar estratégias, buscando a melhor forma de se antecipar às necessidades futuras do mercado, sem abrir mão do aprimoramento contínuo e desempenho geral em suas atividades. A cooperativa acumula conquistas e inovações, começando pela implantação do Klok (leilão reverso) no país e seu crescente avanço tecnológico ao longo desses anos transformou a maneira de se comercializar flores e plantas no Brasil. “O novo complexo Veiling, inaugurado em 2009, proporcionou o crescimento e o desenvolvimento do segmento em diversas frentes, essas inovações consolidaram a cadeia brasileira de flores e plantas em nosso país, onde o Veiling é protagonista de inúmeros avanços em serviços ligados ao meio comercial e logístico”, avaliou Adriana, ao citar ainda a atuação da cooperativa para a Venda Online, Monitoramento de Rádio Frequência (RFID), entre tantas outras conquistas.

33 visualizações