• Da redação

Vi em Holambra: é saudável alimentar os patos com comida humana?

Uma boa ação dos moradores pode acabar prejudicando os animais


Conhecida pelas belezas naturais além de lagos belos e cristalinos, a Cidade das Flores abriga uma infinidade de espécies da fauna e da flora. Patos e gansos, por exemplo,são recorrentes aqui, e muitos moradores fazem de tudo para tratar os animais com carinho, protegendo e alimentando, às vezes, com sua própria comida.


Entretanto, será que esse gesto de bondade faz realmente bem para esses animais? Qual é o melhor tipo de comida para dar aos patos? Descubra a melhor maneira de alimentar e cuidar deles abaixo.


Legenda: Patos observam pães e arroz no lago Nossa Prainha.

Dieta do Pato:

Se bem cuidados os patos podem viver até 12 anos, mas sua dieta deve ser rica em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Mesmo com essa demanda nutricional é fácil cuidar deles, se soubermos o que evitar na dieta. É muito importante não dar muita comida a estes animais, já que os alimentos processados ​​são feitos para tornar essas aves gordas e, além disso, de uma maneira não natural.O ideal é dar a eles uma mistura de sementes, frutas e vegetais; em porções pequenas cinco vezes ao dia.


Água fresca é essencial, já que esses animais não tem dentes e precisam de líquidos para engolir a comida. Os cereais são a principal fonte de carboidratos para patos, especialmente arroz, milho, e aveia. Outro alimento adequado é a casca de ovo, já que este é fonte de cálcio e proteína. As frutas são aceitas, mas não em excesso, já que o açúcar é perigoso para a vida dos animais.


Proibido para patos:

Alguns alimentos são perigosos para a vida dessas aves. O pão, por exemplo, absorve rapidamente a água no corpo do animal fazendo que ele não consiga os nutrientes necessários. Batata frita e comidas doces também são ruins para o intestino do pato e podem levar ao óbito. Alimentos com tempero irritam o estômago do dele e a comida humana não pode ser digerida pelo animal.


Vi um pato comendo pedras. Preciso levá-lo ao médico?

Não. Comer pedras é um hábito comum de alguns animais e tem função importante na digestão desses bichos. As pedras se alojam no estômago do pato e ajudam a moer os alimentos mais difíceis como milho e outros grãos.


Mediante essas informações, fica claro a importância de fazer com que os lagos onde os patos se alojam estejam limpos. Além disso, é preciso saber se a comida que você dará para o pato é adequada se não, uma simples "boa ação" pode ser a responsável pelas doenças e eventual morte dos bichinhos.


77 visualizações