top of page

Viajando nas raízes culinárias: moamba de galinha de Angola!


Depois daquela que talvez tenha sido a última frente fria deste inverno que se mostrou bastante rigoroso em sua concepção máxima, que é a presença do frio, no final de semana passado adentramos no mês de agosto, com um cenário lindo e florido, que antecede a primavera e tira a natureza de sua sábia dormência invernal.

Para celebrar esta efusão pré- primaveril, a coluna propõe a seus leitores uma viagem as nossas mais profundas raízes, buscando nos sabores da África remota, um aconchego de valores, como que num consolo para os tempos um tanto bélico que vivenciamos.

Moamba de galinha é um prato típico e muito consumido em Angola. A palavra chave desta gastronomia é a simplicidade, onde o mote principal da cozinha é colher os ingredientes que vão ser usados, diretamente da terra, mais especificamente da horta de casa, para ter uma comida farta, repleta de sabor, cor e textura.

Este prato típico angolano é tradicionalmente preparado nos almoços de domingo para celebrar a união familiar e o valor dos verdadeiros e nobres sentimentos e costuma ser servido acompanhado de polenta ou pirão.

A receita desta iguaria pertence ao patrimônio cultural de Angola e merece ser experimentada, ou no mínimo conhecida, pelos leitores do Jornal da Cidade. Este prato ainda utiliza como ingrediente básico um item que gera renda e empregos em Holambra e região. Bom apetite!

INGREDIENTES:

1 galinha ou frango;

1 cebola grande picada, ou duas pequenas

3 tomates maduros picados, sem a pele e as sementes

3 dentes de alho picados;

2 folhas de louro;

1 limão (suco)

6 colheres (de sopa) de azeite de dendê, ou 2 colheres sopa de óleo de palma

200 g de quiabo

Pimenta malagueta ou dedo de moça

Sal a gosto

1 litro de água filtrada

PREPARO:

Corte o frango em pedaços e tempere com sal, o limão e os alhos. Deixe descansar por 1 hora. Numa panela grande, preferencialmente de ferro, coloque o azeite de dendê, ou o óleo de palma, e leve ao fogo. Assim que aquecer, junte: a cebola, os tomates, a folha de louro e a pimenta. Dê uma refogada, misturando bem, e então acrescente o frango cortado, com o líquido do tempero e misture bem. Cubra com água e deixe cozinhando em fogo baixo, por 40 minutos, ou até a carne ficar macia, mexendo de vez em quando. Caso necessário acrescente mais água. Quando estiver quase cozido, junte os quiabos cortados em rodelas, misture, e mantenha no fogo por 2 minutos. Está pronto para servir!

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Polenta, pirão, mandioca cozida, arroz branco e salada!

DICA: Em Angola se usa normalmente a galinha ou frango caipira para o preparo do prato. Como a gastronomia anda muito criativa, esta receita tradicional também vem sendo preparada de algumas maneiras diferentes e, em uma destas releituras, o quiabo pode ser substituído pelo amendoim. Fica delicioso.

NOTA: Infelizmente, nem todos os países do continente africano tem uma receita tradicional, pois em muitos lugares da África a palavra chave é: FOME! Muito triste, precisamos estar conscientes.

594 visualizações0 comentário
bottom of page