top of page

Volta às aulas: professora de Holambra fala sobre os desafios da educação em 2020

Tatiana Torniziello Barbosa é professora do 4º ano no Colégio Participação


O ano letivo começou nesta segunda-feira e com ele os desafios que permeiam educar as crianças em meio a um universo de tecnologia e informações rápidas. Além de ensinar o conteúdo proposto pela diretoria escolar, os professores também têm a tarefa de ambientar as crianças em uma nova realidade, uma nova turma, com diferentes personalidades e necessidades, o que é um desafio. A professora Tatiana Torniziello Barbosa que dá aula para o 4º ano no Colégio Participação fala sobre como superar essas dificuldades e o que fazer para tornar a sala de aula um ambiente harmonioso.


- Como você lida com as turmas novas que chegam na escola?

Eu acredito que o acolhimento a cada um dos alunos é extremamente importante. Sempre os recebo com um sorriso no rosto, abraço, beijos e após nos acomodarmos na sala, pergunto o nome de cada um deles, escuto um a um sobre o que gostam de fazer e o que fizeram nas férias. Também me apresento, falo meus gostos e o que fiz em minhas férias. Neste momento, fazemos juntos combinados e regras da sala de aula. Essa troca faz com que eles se sintam aceitos na turma e pertencentes ao ambiente escolar, e até mesmo sentem- se mais motivadas a participar das aulas. Essa relação entre aluno e professor não pode acontecer somente em um dia, mas sim ser construído diariamente.


- Quais são os principais desafios dos primeiros dias de aula?

Os primeiros dias de aula são sempre um misto de emoções; alegria em rever amigos, curiosidade de como o professor é, ansiedade em saber o que irão aprender; e nesse misto de emoções vem também a nós professores grandes desafios em instigar a curiosidade deles, motivá- los, identificar as dificuldades e conseguir mostrar que todos tem potenciais, mas cada um com uma habilidade diferente, respeitando sempre a particularidade de cada aluno.


- Como aliar a tecnologia com os tradicionais conteúdos trabalhados na sala de aula?

Hoje em dia, o uso da tecnologia está cada vez maior. Vemos a cada dia crianças dominando softwares que antigamente só adolescentes sabiam utilizar. Nós, como educadores, temos que preparar nossos alunos para o futuro, ensinando- os a utilizarem a tecnologia. Para isso, pedimos pesquisas, direcionando à sites educativos, sites com vídeos e quizzes relacionados aos conteúdos trabalhados em aula; sem contar nos materiais digitais, recursos tecnológicos de áudio e vídeo que complementam nossas aulas. Essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento dos alunos, pois deixam os conteúdos mais atraentes à eles.


- Que mudanças ainda devem acontecer para melhorar a situação do ensino?

Em um mundo onde se fala tanto em globalização, a educação é um fator primordial para o desenvolvimento e o nosso sistema de ensino precisa ir de encontro ao dos países desenvolvidos o que não acontece. A desigualdade de ensino entre as escolas públicas deve ser sanada com infraestrutura adequada, boas instalações e materiais disponíveis, resultando em um melhor aproveitamento e desenvolvimento da parte do aluno. O mercado está cada vez mais competitivo, a tecnologia está avançando cada vez mais o q exige conhecimento e processamento de informações, e a educação é o elemento fundamental para que isso ocorra, além de auxiliar nas competências sociais e no exercício da cidadania.

99 visualizações0 comentário
bottom of page