top of page

Pianista Pedro Sperandio e convidados fazem concerto gratuito em Jaguariúna dia 26/08


Patrocinado pelo Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ) e denominado “A Praça é nosso Palco”, evento é gratuito e acontecerá na Praça Umbelina Bueno.

Neste dia 26 de agosto (sábado), a partir das 10h30, na Praça Umbelina Bueno, no centro de Jaguariúna, o Centro Universitário UniFAJ, por meio do Programa Sociocultural TOM, que busca promover arte e cultura gratuitamente para a população, apresenta o concerto “A Praça é Nosso Palco”, com o talentoso pianista Pedro Sperandio e convidados. O evento marca, também, o lançamento oficial da nova marca da UniFAJ.


O jovem músico vem conquistando merecido lugar de destaque em meio à nova geração de pianistas brasileiros. Sperandio é dotado de uma marcante personalidade artística, enorme criatividade interpretativa e solidez técnica. O jovem músico traz consigo uma vasta bagagem cultural, adquirida nos estudos e nas muitas apresentações em ambientes musicais distintos, incluindo Alemanha, França, Itália, Espanha, Canadá, EUA e Brasil.

O jovem, bacharel em música pela Universidade de São Paulo (USP) começou a estudar música aos seis anos de idade e recebeu seu primeiro diploma de músico no Conservatório Carlos Gomes. Estudou na École Normale Supérieure de Musique de Paris (França), uma das escolas mais conceituadas da Europa, além do mestrado em musicologia no Departamento de Música e Musicologia na Université de la Sorbonne (França).

Pedro trará um vasto repertório inspirado em grandes sucessos do compositor brasileiro e maior expoente da música do modernismo no Brasil, Heitor Villa Lobos. Para enaltecer e abrilhantar ainda mais o espetáculo, o jovem pianista contará com a presença de convidados como a violoncelista Lara Ziggiatti Monteiro e o violinista Silas Simões.

Memórias

“Os trilhos não contiveram o trem. Depois de vencer a Serra do Mar, cruzar estações povoadas de encontros e despedidas, atravessar fazendas levando o café e trazendo as novidades, o trem descarrilhou. A arte moderna, o desviou dos trilhos para a música, a pintura, a poesia”.

A música “Trenzinho Caipira”, de Villa Lobos, a pintura “Estrada de Ferro Central do Brasil”, de Tarsila do Amaral, e a poesia “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira, ainda evocam sua presença aonde ele não está mais presente.

Apenas nos domínios da memória figura a antiga Estação Jaguari. Demolida há muitas décadas, esta estação se conectava diretamente à Matriz Centenária de Jaguariúna pela rua Coronel Amâncio Bueno, formando um eixo monumental. As notas tocadas pelo pianista Pedro Sperandio e seus convidados ao final do concerto "A Praça é Nosso Palco" reviverão por alguns instantes essa memória.

SERVIÇO

Concerto “A Praça é nosso Palco”, com o pianista Pedro Sperandio e convidados.

Data: 26 de agosto/2017 – horário: a partir das 1030

Local: Praça Umbelina Bueno, no centro da cidade (principal espaço de convivência social em Jaguariúna).

Promoção: Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ).

Detalhe: Entrada gratuita.

Fotos: Divulgação - AI do UniFAJ.

9 visualizações0 comentário
bottom of page