top of page

Adolescente de Holambra vence mundial de jiu-jitsu em duas categorias



Prestes a completar 16 anos, a holambrense Eduarda Gonçales Rosa participou pela primeira vez de um torneio de artes marciais. O resultado saiu bem acima da expectativa: a adolescente foi campeã nas categorias juvenis de faixas branca e amarela do Campeonato Mundial de Jiu-jitsu.



O torneio profissional aconteceu no dia 24 de julho em Jaguariúna/SP e reuniu academias de todo o Brasil e até do exterior. Eduarda pratica prática jiu-jitsu há 7 anos e pela primeira vez decidiu participar de um torneio pela Conexão Jiu-Jitsu Academia - lutando pela paz.





Vale salientar, que a estreia dela foi a grande estilo, pois o campeonato contou com a participação de atletas reconhecidos no jiu-jitsu. “Foi uma experiência nova e assustadora, meus pés e mãos tremiam e pensei que não fosse ganhar, mas eu estava disposta a tentar”, comentou Eduarda.


Eduarda contou que seus planos para o jiu-jitsu são evolução e conduta, para aperfeiçoar na arte marcial. “Agradeço aos meus mestres Kaison Grace, Orlando Saraiva, Cláudio Bueno, Cristiano Cecon e Rodriguinho e, em especial meu, tio Raul Lenon, por me darem todo apoio e acreditarem em mim”.


Inspirações


As inspirações de Eduarda vieram do pai e do tio, Raul Lenon Canuto da Silva, que praticam artes marciais. Raul, morador de Holambra, ganhou o campeonato regional de MMA em Ibaté/SP, em 2016.




Raul pratica há 16 anos muay thai e fez também três anos de jiu-jitsu. Ele já teve ótimas colocações em campeonatos nas duas artes e, de acordo com o lutador, Muay thai consiste em uma luta em pé, com socos e chutes, e o jiu-jitsu consiste em uma disputa de finalização, uma luta mais agarrada.


O holambrense foi um dos treinadores da sobrinha e salientou que foi muito bom ver que ela se inspirou e seguiu o caminho da família. Durante o treinamento, Raul falou que Eduarda começou no jiu-jitsu querendo definir o corpo e depois acabou se apaixonando pela luta. “A partir daí vieram ter bons resultados e, agora, passou a colher os frutos”.

Na avaliação de Raul, a sobrinha tem de diferente das outras competidoras é a garra e a persistência em aprender os golpes.


Esdras Domingos


24 visualizações0 comentário
bottom of page