top of page

Alunos de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK participam de aula prática sobre Fisiologia Vegetal


Atividade abordou técnica específica conhecida como gutação



Você sabe o que é gutação? Em resumo, esse processo consiste na eliminação de água pela planta e ocorre por conta da pressão da raiz. Essa foi a temática abordada em aula do segundo semestre do curso de Engenharia Agronômica da FAAGROH. A atividade consistiu em observar o fenômeno, analisar as condições necessárias para a sua ocorrência e demonstrar o que ocorre nas plantas em caso de excesso de adubação química dos solos.

“Creio que conciliar parte teórica e parte prática seja muito importante. Isso acaba nos mostrando como realmente irá acontecer quando estivermos em campo, além de acrescentar para nossas experiências de currículo”, afirma o aluno Alex Sandro da Silva.


Os alunos, juntamente com a professora responsável, Maria Fernanda Bonetto, observaram que a gutação ocorre somente quando a temperatura da atmosfera está amena, a umidade do ar elevada e o solo úmido. Nessas condições, o processo de transpiração da planta diminui e possibilita que o vegetal tenha água suficiente para preencher todo o volume de seus vasos condutores, o que resulta no acontecimento da gutação, a perda de água líquida através das folhas.


“Repetimos o experimento com solução salina, para simular a adubação química. Os alunos não só observaram o fenômeno da gutação, mas também as condições ideais para que ocorra”, conta a profª Maria Fernanda.


Vale lembrar que o curso de Engenharia Agronômica da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra atua em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais. Dessa forma, os alunos são preparados para atuarem nos mais diversos segmentos da profissão.


11 visualizações0 comentário
bottom of page