top of page

Bombeiros reforçam dicas de prevenção contra afogamentos para feriado de Carnaval




Sem a folia do carnaval nas cidades e com todo esse calor, os destinos escolhidos por muitos serão as praias, rios, lagoas, cachoeiras e piscinas. Lugares para se refrescar ao longo do feriadão. Já se antecipando e se preocupando com eventuais riscos que esses locais oferecem, principalmente às crianças, o 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas trouxe algumas dicas que irão ajudar a evitar e prevenir afogamentos e incidentes ambientes aquáticos.


Entre elas, claro, atenção integral aos pequenos, com distância máxima de um braço da criança. “Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Ensinem as crianças que nadar sozinha, sem ninguém por perto, é perigoso. As boias transmitem falsa sensação de segurança, já que elas podem virar e a criança se afogar”, afirmam em orientação. “Celulares, livros e conversações são elementos de distração. Os evite enquanto estiver com crianças em ambientes aquáticos. A total supervisão dos pais é a melhor forma de prevenir afogamentos”.


Além disso, o Grupamento ressalta a importância de não se superestimar a habilidade de natação, uma vez que muitos casos de afogamentos acontecem com pessoas que sabem nadar. “Caso seja pego por uma corrente fique calmo, não lute contra, flutue e acene por ajuda imediatamente”, reforçam.


As dicas seguem: use sempre coletes salva-vidas em embarcações, pescarias e rios. Mantenha um telefone próximo à área de lazer e o número do atendimento de emergência sempre visível. Se você avistar alguém se afogando, não se lance na água para tentar salvar a pessoa. Forneça objetos flutuantes como boias e caixas térmicas, ou tente estender uma galhada ou corda para a vítima. Se beber, não nade. Há casos de pessoas alcoolizadas, vítimas de afogamento fatal, em locais com meio metro de profundidade. Em casos de emergência, o número é fácil: só discar 193.

9 visualizações0 comentário
bottom of page