Campo de Girassol: o preferido entre os turistas
- Da redação
- 28 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Agências contam com parcerias com produtores de flores diversas ao longo do ano

No último domingo, um campo de girassol em Holambra dividiu os holofotes com Fernando e Sorocaba, sertanejos que escolheram esta plantação, na Cidade das Flores, para ser o cenário da live musical intitulada “Onde o sol se esconde”, exibida no canal do YouTube da dupla.
Mas esta flor imponente, antes mesmo de ser escolhida pelos famosos cantores, já figurava entre as preferidas de milhares de turistas que, nos últimos anos, visitaram a cidade entre os meses de julho e agosto exatamente para registrarem o auge dessas flores.
A fotógrafa Susi Godoy garante que os campos de girassóis são os mais procurados pelos seus clientes (de todo o Brasil e até do exterior). ”É um dos cenários mais requisitados para ensaios fotográficos de casais, famílias, gestantes, 15 anos. Eu acredito que o que o faz tão especial são as suas cores tão vibrantes, seu significado e sua relação com o sol”, apostou a fotógrafa, ao destacar que há quatro anos conta com este cenário em Holambra e já perdeu o número de vezes que executou trabalhos no período de safra. “Os campos são sempre grandes, extensos, com aquela sensação de infinito, de perder de vista em um mar de girassóis”.
Agências
Os números de visitação registrados pelas agências de turismo comprovam a preferência pela “flor do sol”, mas, este ano, nem todos puderam registrar esta exuberância devido às restrições para o combate ao Coronavírus. Segundo as agências – as quais fazem parceria com produtores para levarem os turistas até os campos de flores diversas -, o período de julho e agosto, quando os campos de girassóis estão no auge, está entre os mais procurados. Antes da pandemia, a média de visitantes por mês, conforme dados das agências, girava entre 600 e 1000 (baixa e alta temporadas), com picos nos meses de janeiro, julho, agosto, setembro (devido à Expoflora) e dezembro.
Responsável pelo setor administrativo de uma agência, Danielly Rocha de Oliveira reforçou que quando os campos de girassóis estão no auge, os atendimentos chegam a superar os números feitos durante a Expoflora. Para atender os turistas, Daniely destacou que alguns produtores liberam os campos para mais de uma agência, mas pontuou que sua agência conta com a exclusividade de uma produção de girassol. E apesar dos girassóis serem os preferidos pelos turistas, a agência também listou sítios com rosas, gérberas, sunpatiens, petúnias, margaridas, entre outros. Já os campos de feno, trigo, aveia, girassol e até uma capela são os locais mais procurados para os ensaios fotográficos (editoriais), um dos serviços mais procurados pelos clientes da agência.
Rafael Souza apontou que, em sua agência, os campos de girassóis concentram 80% da preferência dos turistas que buscam atendimentos em julho, mês que registra maior procura também devido às férias. Mas destacou que gérberas, rosas e suculentas, entre outras, estão entre as opções.
Mais recente em Holambra, a agência de Jantien Glas registra maior procura em setembro (Expoflora) e em outubro. “Os campos de girassóis estão entre os mais procurados, mas não dá pra falar quanto cresce a procura neste período. Se um turista quer vir pra Holambra, ele vem, mesmo sem girassóis, porque há outras pontos turísticos”, avaliou.
Com a pandemia, todas a agências tiveram de cancelar e reagendar serviços – todas oferecem, também, um passeio por pontos turísticos da cidade. “Antes, a procura era diária, com maior concentração entre agosto e outubro”, disse Daiana Tâmata, também proprietária de uma agência. De acordo com o Plano São Paulo, esse setor ainda não foi liberado, mas as agências estão se organizando para a retomada: os girassóis podem ser os preferidos, mas há sempre campos de flores diversas para visitação em Holambra, frisaram as agências.
Helga Vilela
Comments