top of page

Depoimento de morador de Holambra que contraiu Pólio ainda bebê

Antonio Carlos de Souza, 59 anos, diretor de teatro, residente na cidade de Holambra, prestou um depoimento sobre como é conviver com as limitações da doença Poliomielite:


"Eu tive Pólio aos sete meses de nascido. Minha mãe me trouxe do Maranhão para tratar no Hospital São Paulo. Foram muitas cirurgias até dez anos de idade, entrava e saia do hospital.


Naquela época, anos sessenta, setenta não tinha apoio do governo para pacientes com pólio.

Sim, sofri bullying, sofria direto, sofria cada coisa... A humanidade é uma concorrência todo o tempo.

Época da adolescência, os bailinhos as meninas procuravam os mais bonitinhos. Natural...

Quando comecei a procurar trabalho as pessoas me olhavam e diziam que não ia aguentar mesmo assim eu pedia para tentar. Trabalhando muito para superar as barreiras e tentava ser o melhor. Com deficiência você precisa provar que era o melhor, superar as barreiras. Você precisa mostrar todo o tempo o seu valor.

Com as cirurgias eu consegui andar com certa dificuldade. Tive que estudar muito e me superar na educação e no trabalho. Sempre procurei trabalho onde poderia executar. Fiz vários cursos técnicos. Eu trabalhei e consegui me aposentar por invalidez.

Os pesquisadores descobriram que a existe a Síndrome da pólio e muitos neurotransmissores começam a morrer, a se desligar e os efeitos são muito sérios. Eu tenho essa síndrome.

Trabalhei durante vinte e dois anos da minha vida, executei tudo que foi possível.



Sofri muita discriminação, em diferentes situações, no trabalho precisava provar que tinha competência.


Lutei muito para superar as limitações. Hoje eu evito me cansar muito, exigir mais do que posso, não ficar muito tempo em pé.. Fiz vários tipos de reabilitação na AACD.

Procuro me manter ocupado, fiz curso na escola de teatro e cinema e me formei como diretor de teatro e cinema. Dirigi diversas peças, dois filmes e estou terminando o terceiro. Vivo intensamente para viver e vivo cada segundo. Tenho muitos amigos. A Campanha de vacinação não pode ser relaxada. Em muitos países ainda esta ativa.”


16 visualizações0 comentário
bottom of page