top of page

Dia da Consciência Negra

Para reflexão e ampliação da consciência



A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.




Para não alongarmos sobre o que já tem sido escrito, citamos Maria Alerte Santos, da Unesp, no seu artigo feito com cuidado e referências, publicado pela Revista da Unesp. Ela nos diz que:





“Os negros, aqueles que construíram os alicerces desta nação, encontraram-se dela excluídos. A Lei Áurea foi apenas um sonho. Abolida a escravidão, se viram marginalizados, destituídos de acesso à terra, à educação, à habitação, à vida com dignidade. Foram expulsos da agricultura e do mercado de trabalho da nova economia industrial pelas políticas de subsídio à emigração europeia, motivadas pelo desejo de embranquecimento, projeto perverso e racista das elites brasileiras, visando negar sua face africana da população brasileira. O povo brasileiro tem dado exemplos de bravura desde o “descobrimento”, quando os indígenas resistiram à invasão portuguesa. Mais tarde, com a coragem demonstrada pelos escravizados nas diversas reações à tirania da classe dominante, e mesmo submetida a toda sorte de humilhações e crueldades, os negros jamais aceitaram as condições subumanas que lhes foram impostas. Desafricanizado pela escravidão, não sendo nativo como o índio, nem branco colonizador, só restou-lhe encontrar sua identidade como brasileiro, tendo papel decisivo na formação socioeconômica e cultural deste país em todos os seus aspectos...”


Podemos aproveitar para nos aprofundar nesta questão que muitas vezes ignoramos ou não conhecemos. Vale a pela conferir o artigo na íntegra na revista Temas em Educação e Saúde, da Unesp, em C:/Users/Cliente/Downloads/6-rev.pdf





31 visualizações0 comentário
bottom of page