top of page

Docente de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK apresentará projeto em Congresso Internacional

Prof. Paulo Fraga Silveira foi selecionado com projeto para atendimento a Covid-19

O Grupo UniEduK será representado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA RIO 2021 - pelo arquiteto e urbanista Paulo Fraga Silveira, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos, o evento acontece pela primeira vez no Brasil, de 18 a 22 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o tema "Posto Emergencial de Atendimento Covid-19", o projeto do prof. Paulo foi doado à Prefeitura de Jaguariúna para o atendimento de pessoas com sintomas gripais que pudessem estar com a doença. O trabalho chamou a atenção e foi selecionado para o setor específico da área da saúde dentro do Congresso, o UIA-PHG (Public Health Group) 2021 Rio Seminar.


Entusiasmado com o trabalho da China com o uso de soluções de técnicas modulares, inclusive com as instalações com contêineres, desenvolveu a unidade de campanha emergencial onde ficava o estacionamento de ambulâncias da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), junto de uma área de enfermaria também criada por ele, com a separação da circulação dos espaços, usando as técnicas de contêineres e arquitetura efêmera (de funcionamento temporário).


Numa área de 500m2 de construção, seguindo normas sanitárias, o arquiteto planejou salas de triagem, de consultas, de observação, de medicamentos, com ventilação adequada, sanitários, entre outros detalhes, para que as pessoas evitassem o contato entre si, diminuindo o risco de contágio e facilitando o acesso dos profissionais da saúde ao local. “Tudo isso ficou pronto em torno de cinco dias dado o início da construção, graças ao uso de estruturas e lonas adequadas, piso elevado, com revestimento vinílico, agilizando todo o processo”, disse o docente.


Perfil profissional

O arquiteto e urbanista Paulo Fraga Silveira atua como professor universitário desde 2016, em cursos de graduação do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX). Seu relacionamento com o Grupo começou em 1998, quando realizou projetos para os Campi I e II da UniFAJ, entre eles, o Hospital-Escola Veterinário, assim como alguns outros para UniMAX.


Em paralelo, sempre teve seu trabalho direcionado à área da saúde, começando sua carreira com o restauro do antigo Pavilhão Classe do atual Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, que era um hospital de isolamento. Isso lhe trouxe grande experiência e paixão por planejar prédios com grande utilidade para a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo sua dissertação de mestrado também na área da saúde, onde pesquisou a história e a evolução dos hospitais.


Entre seus trabalhos, estão clínicas, sendo o Posto Emergencial de Jaguariúna o mais recente do segmento, que será apresentado em congresso internacional. "Garantir projetos e suas construções com qualidade funcional que resultem em bons atendimentos, conforto e humanização, ou seja, zelar pela saúde representa, para mim, uma eterna ressurreição da vida", declarou o arquiteto.


Para o diretor acadêmico de unidade, prof. Flávio Pacetta, a seleção desse projeto só reforça a qualidade do corpo docente do Grupo UniEduK. “Essa é a maior prova de que a interdisciplinaridade e integração de currículos por competências fundados em práticas eleva a formação e o conhecimento adquirido por nossos alunos, além do benefício trazido à comunidade numa área tão demandada como a saúde pública”, garante.



14 visualizações0 comentário
bottom of page