top of page

Empresa volta a oferecer curso “Holambra conhecendo Holambra”



Inspirado em curso oferecido pela Associação Comercial de Holambra há cerca de 15 anos, “Holambra conhecendo Holambra” voltou a ser oferecido às empresas de turismo da cidade nos últimos meses pela empresa Portal de Holambra, já conhecida pelos seus mapas e guias impressos. O curso é ministrado pela turismóloga Ivonne de Wit que, além de sua formação técnica, é filha de holandeses, morou na Holanda e é colunista deste jornal.


Completamente remodelado, o curso visa ensinar aos alunos o que Holambra tem para oferecer, de forma dinâmica e divertida, contextualizando-os sobre as origens da cidade, seus hábitos e costumes, bem como fazer um intercâmbio de conhecimento entre as empresas participantes. O objetivo é que todos tenham, na ponta da língua, as respostas para perguntas como “O que tem para fazer em Holambra?”.


“Cada vez que eu entrego a nova versão do mapa turístico, acontece a mesma coisa: moradores e profissionais me perguntam ‘que empresa é essa? Onde fica isso?’. Não é fácil ficar antenado em todas as novidades. Eu mesma procuro visitar cada novo empreendimento que abre na cidade para poder falar com propriedade sobre cada um deles em todos os canais de comunicação do Portal de Holambra”, disse. “Esse conhecimento, adquirido ao longo dos meus 20 anos de carreira, é que me permite oferecer um curso tão completo e diversificado como o ‘Holambra Conhecendo Holambra’”.


No ritmo acelerado em que o turismo vem crescendo na cidade, pensar na qualidade do atendimento não é apenas um diferencial a se oferecer: é crucial para a sobrevivência das empresas. Por isso, profissionais da área de serviços, relacionados direta e indiretamente com o setor turístico, como recepcionistas, garçons, camareiras, gerentes e proprietários de estabelecimentos turísticos; estudantes e profissionais que queiram ingressar na área; e profissionais liberais que atendam turistas no exercício de sua função, como taxistas e frentistas, estão aptos a ingressar na próxima turma, que acontece no final deste mês.


Como funciona

O diferencial deste curso é que as aulas acontecem em locais diferentes. “Não basta apenas a pessoa ter ouvido falar sobre uma empresa. Quando ela conhece o local, vive a experiência que o turista vai ter, ela se sente muito mais preparada para dar informações”, conta Ivonne, idealizadora desta metodologia. Para isso, foram selecionados cinco atrativos turísticos, onde as aulas são ministradas.


Um destes locais é o Museu de Holambra. Na primeira parte da aula, os alunos fazem uma visita guiada no espaço por uma pessoa responsável pelo atrativo. “Além de ouvir as histórias contadas aos turistas, nós passamos informações relacionadas à operação do atrativo, como horário de funcionamento, valores do ingresso, bem como explicamos sobre os diferenciais do local. Coisas dos bastidores, importantes para serem divulgadas”, explica.


Após terminar a visita, os alunos se divertem degustando iguarias da culinária holandesa, como o stroopwafel, speculaas e a torta de maçã. “A ideia é fazer uma imersão na cultura. E nada melhor do que provar as delícias de nossa gastronomia para isso. Até pão com granulado eles provam”.


Na segunda parte do curso, outras temáticas entram em cena: assuntos relacionados aos meios de hospedagem, receptivos, lojas e restaurantes fazem parte da grade curricular. “Como é impossível visitar as mais de cem empresas do ramo, complementamos os aprendizados através de dinâmicas lúdicas, que tornam o curso bastante divertido. Eles precisam aprender como utilizar um mapa turístico, como orientar o visitante a chegar em determinado local, como manter a ética profissional ao responder às perguntas que nos fazem, entre muitas outras coisas”.


Ao longo das visitas, os profissionais recebem muitos conteúdos. No Museu, aprendem sobre a história da cidade; no Moinho, são apresentados alguns aspectos relacionados à cultura holandesa. Já no Bloemen Park e na Macena Flores são ensinados os processos de cultivo das flores e como os turistas podem visitá-las. O Rancho da Cachaça oferece a possibilidade de ver os bastidores de um complexo turístico, que envolve gastronomia, hospedagem e atrativo. Tudo isso, junto com a parte teórica, forma uma base sólida de conhecimentos que todo profissional de linha de frente deveria ter para atender bem aos visitantes.


As turmas são compostas de profissionais de várias empresas, o que torna o curso ainda mais interessante e rico. “É uma oportunidade única de trocar experiências e fazer networking com as pessoas do ramo. Isso ajuda a fortalecer o turismo local”, afirma.


Cada encontro tem três horas de duração, começando às 9 horas da manhã e terminando ao meio-dia, totalizando uma carga de 15 horas. As aulas acontecem sempre às segundas e terças-feiras, que são os dias mais tranquilos para as empresas liberarem seus funcionários para participarem do curso. Além disso, são oferecidas várias edições ao longo do ano. Dessa forma, as equipes podem ser treinadas aos poucos para não desfalcar as empresas que, muitas vezes, estão em funcionamento. Todos os participantes recebem um certificado ao final das aulas. Além da próxima turma de abril, o curso será ministrado em agosto e novembro deste ano.


Responsabilidade Social

“Assim como já fiz durante o período em que fui diretora municipal de Turismo, quando treinei toda a equipe de Guardas Municipais, nesta nova edição, os agentes serão novamente convidados a participar”, conta. Além disso, o mesmo curso deverá ser ministrado aos alunos do Projeto de Desenvolvimento Individual, da Associação Príncipe Bernardo, a fim de qualificar estes jovens para o mercado de trabalho ao qual deverão ingressar em breve. “O curso permite que eles possam começar a enxergar o turismo como uma oportunidade de carreira, além de começar a habilitar profissionais para trabalhar neste setor que tanto cresce em Holambra”.


Serviço:

Próxima turma: dias 25 e 26 de abril, 2, 3 e 9 de maio.

Horário: das 9h às 12h

Interessados podem fazer suas matrículas pelo WhatsApp: (19) 97401-8967.

[15:36, 14/04/2022] Silvia Cahen: Obrigada

[15:36, 14/04/2022] Silvia Cahen: Ariel

15 visualizações0 comentário
bottom of page