top of page

Estudantes de Holambra ilustram livro baseado em história real de superação e inclusão



Estudantes de Holambra entre 10 e 17 anos tiveram a oportunidade de participar de um projeto muito especial, envolvendo ingredientes como amizade, superação, esperança e inclusão: ilustrar o livro “Aninha em: eu não enxergo, eu vejo, Ele me olha”. Publicado de forma independente por João Barreto, doutor em engenharia, o livro é baseado na história de vida de Vanessa da Lima Silva, que em função de diabetes passou ainda jovem por dois transplantes de órgãos e sofreu perda da visão. No sábado, dia 20 de novembro, não apenas João, o autor, mas também Vanessa, que inspirou a obra, viajaram de Osasco a Holambra para um encontro com os jovens ilustradores.


João foi professor de Vanessa durante a graduação, e notou que a aluna passava por problemas de saúde. A convivência transformou o apoio em amizade, e surgiu a iniciativa em redigir o livro, colocada em prática apesar do professor não ter experiência na área: “virei a noite escrevendo, terminei em 10 ou 12 horas. O pensamento inicial era escrever um livro para crianças, mas acabou abrangendo um público mais amplo”, explicou.


Posteriormente, o autor conversou com a amiga de infância Diana Farias de Graaff, professora de artes no Colégio Participação, em Holambra. A ideia de que crianças e jovens colaborassem, mediante remuneração, com ilustrações foi uma decisão conjunta, e trouxe um diferencial: “pesquisei e não achei títulos com ilustradores diferentes, com perfis diferentes, que não conheciam o texto integral. O objetivo foi justamente aguçar a curiosidade, dar um tempero ao livro. Foi uma forma de fazer a inclusão acontecer”, explicou João.


A professora Diana falou sobre a inclusão dos estudantes durante o processo criativo: “As crianças e jovens têm uma visão diferente dos adultos, muitos deles não imaginam a rotina de uma pessoa com deficiência. Fizeram os desenhos do jeitinho deles, com um olhar próprio de cada um, conhecendo apenas um trecho da história, e pude sentir uma energia muito boa de todos os envolvidos”, apontou.


O estudante Lucas Ferreira Kenworthy, de 17 anos, confeccionou três ilustrações para o livro, e comentou: “Participar do projeto abriu muitas portas para uma série de coisas. O encontro me impressionou muito, ver a positividade com que ela encarou tudo que aconteceu. Acho que é uma grande inspiração para mim e para os outros, me senti muito bem do lado dela, foi uma aula de vida”, concluiu.



Atualmente Vanessa é proprietária de uma empresa de locação de brinquedos e animação de festas, e falou sobre o encontro com os holambrenses: “Minha maior preocupação foi deixar as pessoas à vontade e ficar à vontade também. Durante a reunião eles compartilharam sonhos, projetos, vivências escolares, foi uma tarde proveitosa, de crescimento e experiência”, contou. Sobre as ilustrações, deu sua opinião: “Elas passam emoção e sentimento. Como eu sei? Minha mãe as detalhou para mim. Aí entra a parte de ajuda. Qualquer pessoa deficiente precisa de ajuda, mas qualquer pessoa típica também precisa. Todos nós precisamos”, disse.


Além da professora Diana e de Lucas, os estudantes Ana Meijerink Macedo, de 16 anos, Henrique e Júlia Silva Campos, de 10, Thiago de Oliveira Saito Squarcini, com 17, fizeram as ilustrações. O livro está disponível na Amazon, através do link https://www.amazon.com.br/dp/B09G5PYMT6

Jorge Lander Kenworthy

20 visualizações0 comentário
bottom of page