top of page

Estágio oportuniza trabalho e aprendizado além de economia para as empresas

Esse tipo de contratação isenta empresas de impostos e direitos trabalhistas




De acordo com a Lei de Estágio, n° 11.788/2008, podem participar da modalidade pessoas acima de 16 anos, regularmente matriculados em alguma instituição de ensino médio, superior, técnico ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA. Quem faz pós-graduação, mestrado, doutorado ou MBA também está incluído nesse grupo. Por isso, é uma grande oportunidade, afinal, os estudantes unem o saber aprendido na sala de aula com a vivência no cotidiano corporativo.


Além disso, outro ponto positivo para as contratantes é o perfil desse grupo. Pelo fato de estarem adquirindo conteúdos diariamente, são naturalmente familiarizados com a tecnologia e antenados nas novidades e tendências da futura profissão. Sendo assim, são grandes elaboradores de ideias e soluções para o negócio.



Essa classe tem vários direitos garantidos pela legislação. Um deles é a bolsa-auxílio, uma recompensa mensal pelo serviço prestado. Ela não tem um valor determinado e varia de acordo com a vaga. No entanto, sempre aconselho os líderes a oferecerem uma quantia compatível com os requisitos exigidos, as atividades exercidas e o custo de vida no local. Esse dinheiro é fundamental para muita gente pagar o curso de formação, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar a família.


É conferido também o auxílio-transporte quando houver deslocamento. Para não atrapalhar o rendimento acadêmico, a carga horária não pode ultrapassar seis horas diárias e 30h semanais. A cada 12 meses na mesma corporação, o indivíduo pode desfrutar de 30 dias de recesso remunerado. Esse período serve para descansar, viajar, se especializar ou realizar projetos pessoais. Por isso, o ideal é conciliar com as férias escolares. Lembrando: esses dias podem ser usufruídos proporcionalmente.


Ainda, é celebrado um Seguro de Acidentes Pessoais. Ele abrange situações ocorridas durante o período de vigência do compromisso, 24 horas por dia, em todo território nacional. Os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidentes. Os valores de indenizações constam no Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e são compatíveis com o mercado.


A norma para estágios estabelece apenas um limite mínimo de idade (16 anos). Logo, as empresas podem contratar cidadãos mais velhos sem problema algum. Essa prática é positiva para diversos gestores, pois buscam candidatos em transição de carreira, com experiências anteriores. Isso é crucial na hora de resolver problemas ou ajudar no desenvolvimento dos mais jovens. A diversidade no ambiente corporativo é bastante benéfica. Dos diálogos dentro de uma equipe plural surgem grandes sugestões e inovações. Alguém com mais idade pode ter dificuldades em alguns aspectos, mas saberá lidar melhor em outros momentos e, com isso, cria-se uma atmosfera de união, empatia e amizade entre os colaboradores.


Com a pandemia e a consolidação do home office, vários estagiários também passaram a atuar dessa maneira. Dessa forma, as companhias ganharam um leque bem mais amplo de opções para fortalecer seu time. Sendo assim, quem mora em uma cidade pequena pode iniciar sua jornada profissional em um grande centro. Nesse formato, não é exigido o pagamento de auxílio-transporte.


Como contratar estagiários?

A contratação pode se realizada de forma independente ou através de um agente de integração. As empresas poderão tirar suas dúvidas e obter maiores informações sobre essa modalidade de contratação no site da Associação Brasileira de Estágios - Abres


Associação Comercial de Holambra terá programa de estágios a partir de setembro

A partir deste mês, quem procura uma vaga de emprego e quem tem uma vaga de estágio para oferecer poderá utilizar um serviço que aproxima empresas e estudantes. A Associação Comercial e Empresarial (Ace Holambra) está implantando o Programa de Estágios em parceria com o Instituto Talentos (INTAL).


A ACE também tem todas as informações sobre o Programa de Estágio/Instituto Talentos para que sua empresa conheça esse processo. Para mais informações, basta que as empresas procurarem a Associação Comercial: (19) 3802-2020 ou pelo whatsapp (19) 9.9467-5589 ou diretamente na sede (Av. das Tulipas, 103 – Centro).


14 visualizações0 comentário
bottom of page