top of page

Mudanças climáticas: Holambra está preparada?


Tema da palestra (25/08), organizada pela Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Holambra em parceria com a Faculdade de Agronegócios de Holambra – A FAAGROH, com apoio da HC2 e do Jornal da Cidade.



O palestrante Dr. Orivaldo Brunini, Eng. Agrônomo e PHD em Agrometeorologia, membro do grupo Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial e Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Agrometeorologia focou principalmente nos impactos das alterações climáticas na Agricultura e a questão das chuvas.



O palestrante associou os possíveis efeitos do aquecimento global e os cenários de mudança climática com a distribuição de chuvas, precipitação, capacidade de retenção de água no solo e enfatizou os aspectos fitotécnicos de manejo e incorporação do melhoramento genéticos com a escolha de variedades resistentes ao calor e à seca.


Sabe-se que o clima é o fator principal na produtividade agrícola, mesmo com o avanço de técnicas como variedades melhoradas, organismos geneticamente modificados e sistema de irrigação.


Prevê-se que o Efeito Estufa, além de provocar um aumento nas temperaturas da ordem de 1,5ºC o que provocará o aumento nos eventos extremos tais como chuvas intensas, ondas de frio/calor extremo, má distribuição de chuvas com reflexo no deslocamento populacional e na mudança de hábito agrícola.


Além da temperatura, para se medir os impactos deve ser considerar também a precipitação, radiação solar, ventos, em combinação com a vegetação.


As mudanças estão ocorrendo (isso já é um fato) e cabe à ciência construir cenários combinar a temperatura com outro importante elemento: a precipitação. Aliás, Dr. Brunini destacou, que a escassez hídrica é um ponto muito mais preocupante.


Para ilustrar os efeitos das mudanças climáticas, ele citou a cultura da cana-de-açúcar - que possui 5,6 milhões de hectares (segundo o IBGE/2016) só no estado de São Paulo.

Para tal, mostrou umas figuras que retratam bem, o significado da mudança de temperatura e a questão das chuvas.

As regiões verdes no Mapa indicam locais (atuais) com grande aptidão para produção de cana-de-açúcar. Em contrapartida, as regiões vermelhas são consideradas inaptas para produção dessa cultura.

Num novo CENÁRIO, considerando um aumento de 2 graus centígrados na temperatura e uma redução de 20% na precipitação, teremos uma redução das áreas aptas para essa cultura:


Ou seja a redução drástica das áreas aptas a produção da cana-de-açúcar (destacadas em vermelho).

Isso, sem mencionar os efeitos em outras culturas agrícolas.


O aumento da temperatura, provocado pelo chamado Efeito estufa, provoca também uma escassez hídrica e isso muito mais impactante para a agricultura e consequentemente para as pessoas.


O preocupante é que mudança climática já é um fato e está relacionado diretamente com a escassez hídrica!


Diante disso a pergunta é: Estamos preparados para isso?


A palestra na íntegra está disponível em https://youtu.be/InwaPpEgdSc.



Pensando ainda mais localmente: se a questão hídrica afetar Holambra?

Quais as atitudes que devemos ter para minimizar essa situação?


A Associação dos Agronomos quer contribuir, mas conta com a sua participação. Para tal, estamos organizando uma série de palestras, para que assim, estejamos mais conscientes e preparados para esse grande desafio.

Em breve estaremos anunciando a próxima palestra, fiquem atentos.




15 visualizações0 comentário
bottom of page