top of page

Mudanças de comportamento no mercado de trabalho pós-pandemia



A pandemia fez com que todos adotassem novos hábitos para prevenção à covid-19 e criou um panorama novo nas relações interpessoais e profissionais.

Um ano após o início, já é possível observar transformações significativas em diversos setores. A seguir um panorama rápido sobre tendências para 2021 no mercado de trabalho, que devem permanecer e ganhar força no pós-pandemia, e que foram afetadas por todas as mudanças mais recentes no Brasil e no mundo.


Aumento de vagas relacionadas ao e-commerce

Em razão do isolamento social, comércios e empresas precisaram migrar para as lojas online. Por conta disso, o número de contratações para o setor tem crescido significativamente. Outras áreas com ótimas perspectivas e que estão relacionadas ao e-commerce, são: Logística, TI e marketing.


Foco no bem estar dos colaboradores

O bem-estar dos colaboradores sempre foi um tópico de grande importância nas companhias. Com a pandemia isso foi exacerbado e alguns cargos foram criados com a intenção de dar foco à questão da saúde mental.

Alguns exemplos deste movimento, são a busca por profissionais de RH especialistas em diversidade e um cargo novo nascido fora do país, que atende por CHO - Chief Happiness Officer (Diretor de Felicidade). Primar pelo bem-estar dos profissionais também é uma forma de fortalecer a reputação da empresa, porque cada vez mais as companhias entendem a importância de estar mentalmente saudável para lidar com os desafios diários.


Trabalho remoto e escritórios

Muito tem se escutado falar sobre home office. O termo, popularizado na pandemia, traz consigo novas perspectivas, mas também novos desafios.

Para a empresa, há uma redução de custos porque boa parte da infraestrutura de um prédio de escritórios passa a ser desnecessária. Muitas, aliás, aderiram a esquemas híbridos de trabalho, em forma de rodízio, e uso de coworkings.

Já o colaborador, evita o desgaste com o deslocamento. Principalmente quando se trata de grandes distâncias, há um impacto positivo. O tempo economizado de deslocamento pode ser benéfico, inclusive, para aumento de produtividade e motivação do profissional. Muitas empresas estão estudando um modelo hibrido, ou seja, mesclando trabalho presencial com Home Office.


Mercado de trabalho globalizado

Um mercado de trabalho que promove troca de bens, serviços e profissionais que atravessam as fronteiras regionais/nacionais.

Antes da pandemia, a localização era um fator muito importante nos processos seletivos. Isso mudou radicalmente, porque você pode contratar um programador, ou uma pessoa da área de marketing, mesmo que ela more em outro estado e até mesmo país. Essa é uma excelente oportunidade para que as empresas atraiam, contratem e retenham talentos, onde quer que eles estejam.


Tecnologia e a realidade virtual

Há alguns anos, a revolução digital tem se delineado de forma rápida, mas sua adoção pelas empresas acontecia de forma gradual e orgânica.

Com a pandemia essa realidade precisou ser acelerada. O mercado está cada dia mais digital. As empresas que não investirem em tecnologia tendem a perder seu poder de comunicação, relacionamento e relevância para o mercado,

Luandre soluções técnicas e inovadoras na área de RH


34 visualizações0 comentário
bottom of page