top of page

NAOTT: um trabalho que inspira e transforma dezenas de vidas




Há mais de 24 anos, um projeto desenvolvido pelo poder público com apoio de produtores e empresários da cidade transforma a vida de pessoas com deficiência em Holambra. Oferece a elas novas perspectivas e oportunidades a partir de assistência multidisciplinar em um espaço cada vez mais bem estruturado e em constante aperfeiçoamento.





O Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, conhecido popularmente pela sigla NAOTT, atende hoje 32 holambrenses com suporte de psicólogo, atendimento odontológico, aulas de dança adaptada, de música e artes. Além disso, os integrantes do projeto produzem em uma horta alimentos que são consumidos em refeições oferecidas durante toda a semana pelo município. A partir da próxima semana, dia 2 de agosto, contarão ainda com atividades desportivas em centros esportivos locais, duas vezes por semana.







Ao longo dos últimos meses, o prédio que abriga esse trabalho passou por uma grande reforma. O corredor de entrada recebeu barras de acessibilidade. A pintura das áreas interna e externa foi renovada. O local recebeu novas portas, janelas e persianas. Todas as salas possuem agora equipamento de ar condicionado. Os toldos foram substituídos e, um deles, ampliado para garantir a proteção em dias de muito sol ou de chuva. Também foi realizado no local um trabalho de manutenção e limpeza das calhas, substituição de telhas e vedação de vasos sanitários e pias. O salão principal passou a contar com climatizador de ambiente e novo mobiliário.



O espaço recebeu ainda um novo trabalho paisagístico. Dezenas de mudas de árvores frutíferas foram plantadas. Refletores, pintura de postes de iluminação e a substituição de parte do gramado por piso intertravado também fizeram parte do projeto. Um quiosque de 48m² foi construído para que os assistidos possam realizar as atividades manuais ao ar livre.


Será inaugurada no local, ainda esse ano, uma piscina terapêutica – em fase avançada de obras

. Ela será utilizada para diversas atividades que visam a manutenção e promoção da saúde física e mental dos assistidos. Eles receberam no final do semestre passado, em fase de retomada pós-pandemia, novos uniformes e trajes personalizados, prontos para a utilização da piscina.



Famílias interessadas em participar do projeto podem inscrever pessoas com mais de 14 anos. Para ingresso à espera pelo atendimento, os inscritos passarão por triagem feita por assistente social e equipe multidisciplinar.

56 visualizações0 comentário
bottom of page