top of page

População deve colaborar com a separação correta do lixo reciclável, diz o diretor



Reciclar é um processo que transforma materiais usados em novos produtos para o consumo. E a coleta seletiva é uma etapa fundamental deste trabalho. Por isso, a Prefeitura de Holambra reforça a importância da separação correta de resíduos recicláveis para a preservação da natureza e da saúde da população, além de auxiliar na redução dos problemas causados pela contínua produção de lixo.


De acordo com o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Veloso, a quantidade média de material recolhido na cidade é de 45 toneladas por mês, o que representa 15% do volume de lixo doméstico coletado no município. A coleta seletiva se dá casa a casa. Também há um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Praça dos Pioneiros – confira cronograma abaixo.


Entre os principais e mais comuns materiais recicláveis estão embalagens, tampas e copos plásticos, latas de alumínio, garrafas PET e frascos de vidro. A orientação é que os itens sejam depositados na frente da residência depois de serem lavados, com o objetivo de eliminar restos de comida ou bebida, e colocados em uma caixa ou sacola. O óleo de cozinha também é reciclável e pode ser armazenado em um recipiente com tampa e destinado à coleta seletiva. Fraldas, esponjas de limpeza e itens de madeira não devem ser descartados para esta finalidade.


“O descarte consciente é fundamental para a construção de uma cidade mais limpa e sustentável. Quanto mais a cidade recicla, menos dinheiro é gasto com lixo”, explicou o diretor. “O despejo irregular de lixo faz mal ao meio ambiente e é nocivo à qualidade de vida de toda a comunidade”.


Mais informações sobre reciclagem e coleta seletiva podem ser obtidas no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. O telefone é o (19) 3802-8005.


Confira a programação:

Segunda-feira Período da manhã: Centro (Supermercado EVA, Madurodam), Rua Íris (Pencom), Alameda Maurício de Nassau (Centro Social, Prefeitura, Policlínica, Escola São Paulo), Jangal, Zoet en Zout, NAOTT, Girassóis de Holanda, Ruas Primavera, Camélias, Campo de Pouso e Campo das Palmas. Período da tarde: Residencial Flor D’Aldeia, Rua Dória Vasconcelos, Câmara dos Vereadores e entorno, Residencial Portal do Sol, Antigo Veiling, Aqualine e Residencial Vila das Tulipas.

Terça-feira Período da manhã: Jardim Holanda, Morada das Flores, Jardim Flamboyant. Período da tarde: Parque dos Ipês e parte da Avenida das Tulipas (Lago do Holandês).

Quarta-feira Período da manhã: Centro (Supermercado EVA, Posto Pioneiro) e Groot. Período da tarde: Jardim das Tulipas.

Quinta-feira Período da manhã: Residencial Vila de Holanda e Residencial Nova Holanda. Período da tarde: Residencial Palm Park, Chácaras e empresas no caminho do antigo Aterro de Resíduos municipal.

Sexta-feira Período da manhã: Centro (Alcione, Supermercado EVA, Posto Pioneiro, LG Campos), Rua Rota dos Imigrantes, ruas paralelas até a Rua da Amizade (Rua Coberta). Período da tarde: Entorno da Lagoa Nossa Prainha, Rua Solidagos, Avenida das Tulipas (sentido Centro), Residencial Filhos do Sol e Residencial Vila das Tulipas. A cada 15 dias a coleta ocorre no bairro Chácaras Camanducaia.

Ponto de Entrega Voluntária (PEV): Cesto ao lado da Banca do Mané, na Praça dos Pioneiros. Coleta dos recicláveis às segundas, quartas e sextas-feiras


34 visualizações0 comentário
bottom of page