top of page

Termômetros registram essa semana menos de dois graus



Nesta semana, provavelmente, você percebeu que suas blusas não foram o bastante para se aquecer. Isso porque, a temperatura despencou e os termômetros em Holambra registram mínima de 1,9o C (mínima) entre 7 horas de terça-feira, dia 20, e sete horas da manhã de quarta (21). Mas a sensação térmica ficou abaixo de zero.



Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO). Entre terça e quarta, a temperatura não ultrapassou 26oC. No início de julho, quando as temperaturas despencaram, a mínima no munícipio foi de 3,9o C e a máxima de 20,3o C.




Na terça, o proprietário da estufa flores Amor Perfeito, José Benedito Dainese, no Bairro Fundão, enviou ao JC Holambra fotos de como estava sua produção pela manhã. De acordo com o G1, a manhã gelada também é um marco dos últimos 20 anos; foi a menor temperatura para o mês de julho desde 2000, de acordo com o registro do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.




Na RMC, conforme reportagem do G1, o termômetro ficou negativo no dia 20: Jaguariúna (- 0,8ºC), Monte Alegre do Sul (- 0,1ºC), Monte Mor (- 0,1ºC), Morungaba (- 0,9ºC) e Tuiuti (- 0,5ºC). Serra Negra e Socorro tiveram 0ºC.


A frente fria que chegou à região derrubou mesmo temperatura. A mínima entre sábado e domingo foi de 15,2oC, na Cidade das Flores. Ontem, o dia foi um pouco mais quente em comparação a terça e a mínima ficou na casa dos 5,7oC, às 9 horas.


Conforme previsão do Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climatológicos (CPTEC), a temperatura vai subir e até a próxima quarta os termômetros deverão registrar mínima 10oC e máxima de 30oC.


Umidade do ar

O tempo seco é uma característica desta época. No entanto, a população deve ficar atenta à baixa umidade do ar. A mínima nesta semana variou de 15,8% a 39,9%, segundo o CIIAGRO.


Ontem, no final da tarde, a umidade do ar ficou em 17,1%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%.



A umidade do ar é um elemento atmosférico que exerce influências sobre as temperaturas, as chuvas, a sensação térmica e até mesmo a saúde. A baixa aumenta o risco e o agravamento de problemas respiratórios e pode levar à desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas.


Beba água

Vale a pena lembrar que, devido à baixa umidade, não pode ser esquecida a hidratação, ou seja, beber bastante água. Para essa época do ano ainda pode contar com toalhas molhas ou bacias com água no quarto para auxiliar na hora do sono.


A nutricionista Alana Cruz Vale comentou que no inverno a vontade de urinar aumenta, mesmo que a sede esteja diminuída. “Isso acontece porque os vasos sanguíneos se contraem - como uma mangueira ‘apertadinha’ - perto dos nossos órgãos vitais. E, com menos espaço para circular, o sangue exerce uma pressão maior nos vasos sanguíneos”.


Alana explicou que os rins tentam regular essa situação, eliminando todos os líquidos não necessários, para que o sangue tenha mais espaço para circular e essa pressão diminua. “Logo, o que precisamos fazer é ingerir a quantidade recomendada de água - 0,035 ml de água vezes kg peso - e monitorar a hidratação - se a urina estiver escura, está faltando água”, observou.


A nutricionista, que participa do Desafio MoviMente, disse que a falta de água está relacionada ao menor desempenho cognitivo e sintomas como sonolência, falta de concentração, dor de cabeça, fome excessiva, secura da pele entre outros.

Esdras Domingos

Fotos da matéria: Estufa do produtor flores José Benedito Daianezi

342 visualizações0 comentário
bottom of page