top of page

Trekker Trek retorna neste final de semana e traz novidades





Acontece neste final de semana, dias 4 e 5, a 28ª edição do Trekker Trek Holambra, no Centro Esportivo Tubantia.



A competição, que teve suas atividades interrompidas durante a pandemia, terá 14 categorias e volta com novidades. O vencedor de cada categoria será aquele que carregar o maior peso há uma distância maior em uma pista de 100 metros.



Podem participar da disputa tratores agrícolas, usados no dia a dia, e tratores modificados, propriamente para competir. Além disso, os tratores das categorias livres precisam ser associados à ABTT (Associação Brasileira de Trekker Trek) e cada trator pode competir em até três categorias.


Nilson Oliveira, da Comissão de Organização, diz que para os tratores modificados, antes da prova, é feita uma avaliação, onde eles são pesados e medidos quanto às cilindradas do motor e no ponto de engate da carreta, que deve ser lacrada há uma distância de no máximo 50cm do chão, para que não haja alteração na hora do engate em relação ao peso.

Estima-se que cerca de 50 tratores participem, segundo Nilson, mas esse número pode variar, uma vez que as inscrições já estão abertas e vão até o dia evento, antes da competição começar. A disputa é dividida em cinco etapas, começando o circuito em Holambra e continuando em outras quatro cidades no Paraná.


As categorias serão intercaladas e, como participam de mais de uma, os tratores competirão nos dois dias, não havendo, assim, um dia principal. Na edição de 2019, cerca de 3.000 pessoas marcaram presença para assistir a competição. Para aqueles que queiram apreciar a edição de 2022, os ingressos já estão disponíveis para compra no site da Byma. Crianças de 6 e 12 anos e estudantes que possuírem carteirinha, pagam meia entrada no dia do evento.

O Trekker Trek chegou ao Brasil em 1992, tendo sua primeira edição sediada em Holambra. Descendentes de holandeses que já conheciam a modalidade praticada na Holanda organizaram a competição e hoje ela é realizada em diversas cidades.



Novidades:

● O trator Bandido passou por remodelação e trocou seus três motores de Opala, por um motor John Deere de 8.1 litros, movido a metanol, injeção eletrônica e 3 turbos, gerando uma potência aproximada de 2.000 cv.

● O trator Fenômeno está sob nova direção. Por muitos anos foi da família Eltink e depois de Jean Ifanger, agora será pilotado por Michel Frade. Está equipado com um motor de Opala turbo de injeção eletrônica e cerca de 600 cv. E vai ganhar mais um motor, aumentando sua força.

● O trator Coringa, antes utilizava três motores, sendo dois APs e um VR6, equipados com blower. Neste ano, os motores APs foram trocados por um motor Power Stroke 3.0 Turbo convertido para metanol cm injeção eletrônica.

● O trator Show que antes possuía apenas um motor, agora tem dois motores, sendo um Dodge V8 e um AP 1.6 turbinado.

As equipes do Paraná também se prepararam para a volta da competição:

● O trator El Patron, irá disputar as categorias Livre 3.600kg e 4.400kg com dois motores Ford Diesel Biturbo.

● O trator Rocky Balboa está equipado com um motor Genesis Biturbo Diesel de 1.300 cv.


Categorias:

Livre 4.400 kg

Livre 3.600 kg

Livre 2.800 kg

Livre 2.600 kg

Livre 2.500 kg

Super Diesel 4.500 kg

Pro Stock 5.500 kg

Pro Stock 4.500 kg

Agrícola 7.500 kg

Agrícola 6.500 kg

Agrícola 5.500 kg

Agrícola 4.500 kg

Agrícola 3.500 kg

Agrícola 2. 500 kg


Por Gabriela Magalhães

48 visualizações0 comentário
bottom of page